A prefeitura de Monteiro, através da Secretaria de Agricultura Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, fechou o balanço da produção e armazenamento de ração, através do método de ensilagem. A ação faz parte do programa “Mais Renda no Campo”, implantado pela prefeita Anna Lorena, ainda no início do ano, no final do período chuvoso.
O Objetivo do programa é, além de garantir a manutenção dos rebanhos Caprino, Ovino e Bovino, possibilitar o aumento do rebanho com a difusão de novas tecnologias de manejo, alimentação e melhoramento genético das raças, garantindo o lugar de destaque como uma das maiores bacias produtoras de Leite de Cabra do País.
O que garante esses resultados é o número de 550 famílias que fornecem, diariamente, todo leite caprino/bovino produzido, à Capribom – Cooperativa Dos Produtores Rurais de Monteiro, de onde saem queijos, iogurtes e outros derivados do leite para os programas sociais do governo e para o público consumidor em geral.
Segundo Alfredo Vianna, secretário de Agricultura, 94 pequenos produtores rurais, de forma consorciada, foram atendidos com a patrulha agrícola mecanizada, adquirida através de convênio com o Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase), totalizando a produção de 305 toneladas de ração armazenada.
Anna Lorena afirmou que a meta é consolidar ainda mais a atividade, responsável pelo aumento de renda entre as famílias residentes no meio rural e, gradativamente, aquecer a economia no município.
“A proposta é avançar ainda mais com investimentos nessa cadeia produtiva, consolidando a continuidade das ações como inseminação, transferência de tecnologias, produção de blocos nutricionais e outras que deverão surgir. A produção e reserva alimentar para os rebanhos é vital para a sobrevivência quando a colheita fica escassa, como em períodos de longa seca e estiagem. A ensilagem é uma prática que conserva ao máximo o valor nutritivo original da forragem, garantindo a quantidade e a qualidade da nossa produção leiteira.” Concluiu.