DestaquesPolicial

PF apura desvio de verba em compra de livros sobre coronavírus

cartilha PF apura desvio de verba em compra de livros sobre coronavírus

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (23), a Operação Alquimia, que apura desvio de recursos públicos no município de Aroeiras. Investigações apontaram irregularidades na aquisição de livros educativos sobre o novo coronavírus. O material teria sido adquirido pela prefeitura por um valor 330% maior do que o comercializado na internet, ocasionando um prejuízo de R$ 48.272 aos cofres públicos. Cartilhas similares são disponibilizadas gratuitamente no site do Ministério da Saúde.

A Operação Alquimia conta com a participação da Controladoria-geral da União (CGU), Ministério Público Federal (MPF) e Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado do Ministério Público da Paraíba (Gaeco/MPPB). São cumpridos três mandados de busca e apreensão. As ações acontecem na casa de um investigado, na sede de uma empresa e na Prefeitura de Aroeiras. As ordens judiciais foram expedidas pela 6ª Vara Federal da Subseção Judiciária em Campina Grande

Os investigados poderão responder pelos crimes de inexigibilidade indevida de licitação (art. 89 da Lei n. 8666/93) e peculato (art. 312 do Código Penal), além de outras condutas criminais correlatas, cujas penas somadas podem chegar a 17 anos de prisão.

A redação tentou contato com a Prefeitura de Aroeiras, mas as ligações não foram atendidas. O Portal Correio está aberto à divulgação do posicionamento da gestão municipal ([email protected]).

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar