Paraíba

SMS registra mais casos de coronavírus em JP do que SES

corona-v SMS registra mais casos de coronavírus em JP do que SES

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa divulgou neste sábado (4) um endereço eletrônico onde é possível acompanhar o registro de casos de coronavírus na Capital. Acesse aqui. Atualizada às 20h de sexta-feira (3), a plataforma contabilizava 30 casos de pacientes com coronavírus na cidade, diferentemente do que informou a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em boletim mais recente, também na noite de sexta (3), registrando 24 confirmações.

O site da SMS mostra nessa atualização que há 19 pessoas com o novo vírus e 11 que já estariam recuperadas. Manaíra, área nobre na Zona Leste de João Pessoa, é o bairro com mais casos (3), seguido por Miramar (2) e Bancários (2). Outros 623 casos suspeitos foram notificados, conforme essa atualização na noite de sexta (3).

A SES informou que os dados divulgados na plataforma não estão sendo repassados nos sistemas oficiais. Segundo a Pasta, os Municipios informam no sistema de notificação do Ministério da Saúde (MS), as secretarias estaduais validam os dados e o MS os contabiliza.

Questionada se a SES iria tomar alguma providência com relação ao problema de notificação de dados por parte de Municípios, a Pasta informou neste sábado (4), por meio da assessoria de comunicação, que “haverá um alinhamento sobre isso”. Conforme a SES, os Municípios devem seguir uma orientação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) para evitar subnotificação de informações sobre a Covid-19. Veja aqui a ata de uma reunião sobre o assunto.

No início da pandemia no Brasil, quando os dados sobre casos suspeitos e confirmados começaram a ser divulgados pelos órgãos de saúde do Estado, a SES negou que houvesse subnotificação. 

A SMS foi procurada pelo Portal Correio para explicar por que os números de casos de coronavírus na plataforma são divergentes dos divulgados pela SES, mas não respondeu aos questionamentos até o fechamento desta edição. A reportagem também ligou para o 98762-2553, descrito na plataforma como “Plantão da Vigilância Epidemiológica de João Pessoa”, mas os telefonemas não foram atendidos.

Plataforma

De acordo com Daniel de Araújo Batista, gerente da Vigilância Epidemiológica da SMS, a plataforma foi desenvolvida para apresentar o monitoramento dos casos da Covid-19 em João Pessoa. “As informações podem ser acessadas pela população e serão atualizadas a cada 24 horas”, informou o gerente.

Ainda segundo ele, é importante destacar que o número de casos notificados não representa a totalidade dos casos suspeitos do município de João Pessoa, mas seguem as orientações de definição de casos adotados pelo Ministério da Saúde (MS).

“No entanto, a Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, por iniciativa, adotou estratégias para captar casos prováveis de coronavírus e chegar mais próximo ao real cenário da distribuição dos casos no território”, completou Daniel de Araújo.

Segundo os diretores da desenvolvedora TecGeo, Dário Alves da Silva Jr e Marconi Rodrigues, a intenção é conscientizar a população sobre a doença por meio de notificações oficiais. “A plataforma fornece, entre outras coisas, um mapa das internações, casos graves, moderados, bairros, entre outros dados”, explicou Dário Alves.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar