Pelo menos três pessoas ficaram mortas em descarrilamento de trem na Escócia
Um trem de passageiros descarrilou na Escócia nesta quarta-feira (12) matando ao menos 3 pessoas, segundo a polícia local. O acidente foi descrito pela primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, como “extremamente sério”. O trem, que saiu da cidade de Aberdeen rumo a Glasgow, era composto por duas locomotivas e quatro vagões de passageiros. As primeiras informações indicam que a locomotiva da frente e os três primeiros vagões descarrilaram.
Imagens de um vídeo publicado nas redes sociais mostra uma nuvem de fumaça saindo do local do acidente, na costa leste do país. De acordo com a imprensa britânica, há ao menos 2 helicópteros e 25 carros de polícia e ambulâncias na área. “Este é um incidente extremamente sério”, disse Sturgeon. “Recebi informações preliminares da Network Rail (que administra a rede ferroviária britânica) e dos serviços de emergência, e estou me atualizando. Todos os meus pensamentos estão com os envolvidos.”
A polícia recebeu relatos do descarrilamento de um trem perto de Stonehaven, cidade a 15 km ao sul de Aberdeen, por volta das 9h40 (5h40 em Brasília). “Os serviços de emergência estão atendendo a um incidente”, informou a porta-voz da Polícia da Escócia. Segundo a Network Rail, “ainda é muito cedo para confirmar exatamente a natureza e a gravidade” da situação.
Em sua conta no Twitter, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, lamentou o acidente. “Fico triste em saber do incidente muito sério em Aberdeen e meus pensamentos estão com todos os afetados. Agradeço aos serviços de emergência que estão no local.” O secretário de Transportes do Reino Unido, Grant Shapps, disse que foi informado sobre o ocorrido e vai se reunir com a equipe da Network Rail. “O governo britânico vai fornecer todo o apoio. Meu pensamentos estão com os envolvidos e suas famílias”, afirmou Shapps.