DestaquesMundo

Comissão Europeia aprova vacina da Pfizer contra o novo coronavírus

vacina-covid-19 Comissão Europeia aprova vacina da Pfizer contra o novo coronavírus
31/10/2020
REUTERS/Dado Ruvic

A Comissão Europeia aprovou na tarde desta segunda-feira (21) o uso da vacina desenvolvida pela Pfizer/BioNTech contra o novo coronavírus. Com isso, os 27 países membros da União Europeia (UE) poderão iniciar a vacinação da população nos próximos dias.

Mais cedo, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) também deu recomendação positiva para o imunizante.

20012_BCB115CB60B228B8 Comissão Europeia aprova vacina da Pfizer contra o novo coronavírus
Ilustração de vacina contra Covid-19 da Pfizer
Foto: Saulo Angelo/Futura Press/Estadão Conteúdo

Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, a expectativa é que a vacinação comece em todos os 27 países nos dias 27, 28 e 29 de dezembro.

Alemanha, Áustria e Itália já disseram que planejam iniciar a vacinação a partir de 27 de dezembro, enquanto a Europa tenta acompanhar os Estados Unidos e o Reino Unido, que já começaram a vacinação.

Os preparativos para a distribuição da vacina ocorrem no momento em que a identificação de uma nova variante altamente infecciosa do coronavírus no Reino Unido provocou caos na região, levando países a suspenderem os laços de transporte com o território britânico e transtornando o comércio na iminência do feriado de Natal.

A pandemia, que já matou cerca de 470 mil europeus, está ganhando ímpeto nos meses frios e arrasando economias. Muitos governos impuseram restrições mais rigorosas às famílias para tentar conter uma segunda onda de infecções e evitar sobrecarregar o sistema de saúde.

Estudantes de medicina, médicos aposentados, farmacêuticos e militares estão sendo recrutados para uma campanha europeia de vacinação de escala inédita.

Destaques do CNN Brasil Business
Mutação do coronavírus assusta mercado e Ibovespa tomba 2%; dólar sobe
Fiat Chrysler e PSA recebem sinal verde da UE para fusão de US$38 bi
Magazine Luiza compra fintech de pagamentos por R$290 mi

Devido a uma abordagem de aceleração gradativa, profissionais de saúde e moradores de casas de repouso serão priorizados e a maioria dos esquemas nacionais não chegará ao público em geral até o final do primeiro trimestre de 2021, na melhor das hipóteses.

O objetivo dos 27 países da UE é atingir uma cobertura de 70% de seus 450 milhões de habitantes.

No sábado, a agência reguladora de medicamentos da Suíça autorizou o uso da vacina para pessoas com mais de 16 anos.

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar