A partir de janeiro de 2021, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) fará a testagem de estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados com sintomas de Covid-19. A ação busca garantir mais segurança ao plano para retorno gradual das atividades presenciais.
De acordo com a UFPB, serão oferecidos exames do tipo RT-PCR, que detecta a presença do RNA (ácido ribonucleico) do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em amostra obtida por meio de swab (cotonete), na mucosa do nariz ou da garganta.
A data exata do início da operação e os detalhes da execução serão definidos após a divulgação da escala da equipe de enfermagem responsável pela testagem. Inicialmente, estão previstas 20 coletas diárias, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h, em uma sala da Superintendência de Infraestrutura, no campus I, em João Pessoa.
Segundo Carina Carvalho, vice-presidente da comissão de biossegurança para planejamento do retorno das atividades presenciais na UFPB, nesta primeira fase, a operação acontece apenas no campus I devido à complexidade da logística do serviço.
A testagem também pretende aumentar o número de testes do coronavírus na Paraíba. O serviço será financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
G1PB