Cidades

Equipe do PSF 04 em Monteiro supera meta em realização de exames contra o câncer do colo do útero

PSF-4-MONTEIRO Equipe do PSF 04 em Monteiro supera meta em realização de exames contra o câncer do colo do úteroA equipe do Posto de Saúde da Família – PSF 04, que fica localizado no  bairro Vila Santa Maria, popularmente conhecido como Vila da Papa, ganhou destaque essa semana após bater meta estipulada pelo Ministério da Saúde para o Janeiro Verde.

O Ministério cobra que sejam realizados no mínimo 30% dos atendimentos com realização de exames citopatológicos, que previnem e detectam o câncer do colo de Útero em mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, a meta foi atingida com a realização de 82% dos atendimentos.

A área atendida pelo PSF tem uma população feminina de aproximadamente 619 mulheres, entre a faixa etária de 25 a 64 anos, considerando fatores como a vulnerabilidade da área, mesmo havendo resistência em realizar o exame, a equipe trabalhou a questão de conscientização com as mulheres quanto a importância de se realizar o preventivo uma vez ao ano.

A equipe trabalhou também com o intuito de não só prevenir contra o câncer de colo de útero, mas também quanto ao câncer de mama, através da realização do autoexame e também a prevenção contra outras  doenças através de testes rápidos.

Para a enfermeira da equipe do PSF 04, Haylla Torres, todo o trabalho foi realizado com muito esforço e dedicação, para atender o máximo de mulheres possível e levar a elas não só os exames e cuidados necessários com o objetivo de fazer o melhor para elas.

“Isso é o resultado de um esforço conjunto de toda a nossa equipe, dos ACS, e dos demais componentes da unidade, desde o acolhimento na recepção até chegar na equipe de enfermagem, com o intuito de fazer o melhor pra população da melhor forma possível.” Disse Hayla Torres

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar