60% dos empreendedores paraibanos tiveram redução nos lucros por conta da pandemia
O impacto negativo gerado na economia pela pandemia da Covid-19, fez 60% dos empreendedores da Paraíba registrarem em 2020 um faturamento pior que o registrado em 2019. De acordo com a pesquisa “O Impacto da Pandemia de Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae e divulgada nesta terça-feira (16), 61% dos pequenos negócios do estado fizeram mudanças para continuar funcionando durante a crise.
Além dos 60% que tiveram faturamento anual pior que o de 2019, outros 17% dos entrevistados disseram que o faturamento de 2020 foi melhor que o do ano anterior, seguidos por 8% que tiveram o mesmo faturamento nos dois anos em questão. Já 15% dos participantes não souberam ou não quiseram responder.
Ainda conforme os números da pesquisa, entre os empreendedores paraibanos que tiveram diminuição de faturamento na comparação 2019/2020, a redução média foi de 52%. Já entre os empresários que relataram aumento nas receitas, esse crescimento médio verificado foi de 44%.
Por sua vez, em relação ao cenário econômico atual, diante de um novo pico de contágio no Brasil, 61% dos paraibanos participantes disseram que implantaram mudanças para continuar funcionando durante a crise, enquanto 19% afirmaram que estão funcionando da mesma forma que já trabalhavam antes da pandemia. Por outro lado, 14% dos entrevistados revelaram que decidiram interromper o funcionamento do negócio temporariamente, seguidos por 6% dos empresários paraibanos que decidiram fechar definitivamente a empresa.
Na Paraíba, 62% afirmaram que as vendas de final de ano foram piores que as de 2019; 23% que elas foram melhores em 2020; e 15% que constataram o mesmo desempenho nos dois anos mencionados. Já em relação as datas especiais de final de ano, 19% disseram que o faturamento foi maior no Natal; 6% no Réveillon; 1% na Black Friday; enquanto 74% declararam que essas datas não provocaram nenhum impacto em seus negócios.
“Os negócios que dependiam diretamente desse movimento comum nas festas de final de ano sentiram o efeito negativo da pandemia. Toda uma cadeia de venda de produtos e prestação de serviços foi afetada, impactando desde o restaurante que acolhia a tradicional festa de confraternização do trabalho até o simples espetinho da esquina ao final do dia”, explicou Ivani Costa, gerente da unidade de estratégia e monitoramento do Sebrae Paraíba.
Carnaval – Já em relação ao desempenho dos pequenos negócios no período de Carnaval, os números da pesquisa do Sebrae indicam que 78% dos empreendedores paraibanos tiveram um resultado de vendas pior que o de 2020, seguidos por 13% cujo desempenho foi igual ao do ano passado e de outros 9% que verificaram aumento das vendas em 2021.
Assessoria