Esportes

Bale pede boicote às redes sociais após abusos e mensagens de ódio: “Marcar uma posição”

gettyimages-1231885501 Bale pede boicote às redes sociais após abusos e mensagens de ódio: “Marcar uma posição”

O meia-atacante Gareth Bale é mais um nome de peso do futebol a reclamar dos abusos nas redes sociais. O jogador do Tottenham e do País de Gales disse que se juntaria a um boicote para combater as mensagens tóxicas e de ódio em plataformas como Twitter, Instagram e Facebook.

Na semana passada, o ex-jogador Thierry Henry se retirou das redes sociais por causa dos abusos, que aconteceram nesse final de semana com dois companheiros de Bale na seleção de Gales: Ben Cabango e Rabino Matondo sofreram injúrias após a vitória do país britânico sobre o México, em amistoso.

– Algo precisa acontecer. Acho que se todos deveriam boicotar as redes sociais para marcar uma posição. Se todos fizessem isso de uma vez, não apenas uma ou duas pessoas, e se fizéssemos uma campanha com muitas pessoas influentes no esporte e outras formas de vida saíssem das mídias sociais para fazer uma declaração, então sim, acho que poderia ajudar – disse Bale, citado pela site da emissora britânica “BBC”

Matondo criticou o Instagram no domingo, enquanto a Associação de Futebol do País de Gales (FAW) diz estar “enojada com o abuso racial”. O Facebook, dono do Instagram, afirma ter removido permanentemente as contas de onde as mensagens foram enviadas e está “comprometido em fazer mais”.

– Tento (o quanto posso) ficar fora (das redes) porque há tantas pessoas tóxicas tentando dizer coisas negativas e colocar você para baixo. É bom poder compartilhar o que fazemos e como fazemos as coisas, fotos de treinamentos e o que estamos gostando de fazer. Mas, olhando para esses comentários, às vezes é melhor ficar longe deles, compartilhar o que você deseja compartilhar e não ler muito os comentários porque há pessoas horríveis por aí – observou Bale.

Nas últimas semanas, outros personagens do futebol inglês foram vítimas de ataques racistas e discriminatórios nas redes sociais, como Marcus Rashford, Axel Tuanzebe, Anthony Martial, do Manchester United, e Lauren James, da equipe feminina dos Red Devils. Romaine Sawyers, do West Bromwich, e Reece James, do Chelsea, irmão de Lauren James, também sofreram ofensas.

A onda de intolerância na internet levou 10 entidades do futebol na Inglaterra a lançar um manifesto para pedir o fim dos ataques. A Premier League e a Football Association (Federação Inglesa) estão entre os órgãos que assinaram a carta.

Além de falar sobre o problema das redes sociais, Bale também fez questão de deixar claro que não foi desrespeitoso com o Tottenham na semana passada ao falar que desejava voltar ao Real Madrid.

– Legalmente, meu contrato diz que tenho que voltar para o Real Madrid, e foi isso que eu disse. Não acho que estava desrespeitando ninguém. O Madrid é o clube ao qual pertenço – afirmou o jogador de 31 anos, que foi emprestado no início da atual temporada aos Spurs.

gettyimages-1300389904 Bale pede boicote às redes sociais após abusos e mensagens de ódio: “Marcar uma posição”

 

Globo Esporte

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar