Paraíba

Em atividade, o primeiro Consultório Farmacêutico no SUS instalado em Monteiro é destaque em todo território nacional

Consultorio-Farmaceutico2 Em atividade, o primeiro Consultório Farmacêutico no SUS instalado em Monteiro é destaque em todo território nacionalMonteiro, no Cariri paraibano, vem se destacando na área da saúde após implantar o primeiro Consultório Farmacêutico do SUS, fazendo do município o primeiro da região a contar com o programa, que vem sendo referência para a Paraíba e até para outros estados no território nacional.

Com destaque em vários portais de notícias da rede de saúde, a exemplo do portal ICTQ – Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade, a Smart Consulta franquiada no instagram, o  CRF Paraíba e  Farmacêuticos Brasileiros no Facebook, a iniciativa de instalação do consultório em Monteiro tem incentivado vários outros estados e município a colocarem esse projeto em pauta.

A implantação do consultório farmacêutico no Sistema Único de Saúde (SUS) tem contribuído para a qualidade de vida dos pacientes que utilizam os serviços das Unidades Básicas de Saúde em todo o país. E em Monteiro não é diferente, segundo a Secretaria de Saúde de Monteiro, o objetivo é que o serviço de acompanhamento farmacoterapêutico no âmbito do cuidado farmacêutico seja consolidado junto a pacientes em tratamento para doenças crônicas assistidas pelo componente básico da assistência farmacêutica.

Neste primeiro momento o consultório farmacêutico instalado no município de Monteiro, atende pacientes com diabetes, hipertensão arterial e obesidade, de modo que os resultados das consultas colaboram com o desenvolvimento no tratamento do paciente com as orientações necessárias e uma aplicação correta das medicações.

O farmacêutico e idealizador do projeto, Francisco Guimarães, informa que já existe uma grande demanda com a procura dos pacientes nesse primeiro momento e que tem se esforçado para dar um melhor atendimento e orientação ao paciente em relação ao uso correto das medicações. O consultório já está em atividade há mais de 03 meses, com consultas diárias agendas com os pacientes de acordo com suas patologias.

O especialista em Gestão de negócios Farmacêuticos, João Emanoel expressou sua alegria em ver que esse projeto está sendo aplicado e destacou a dedicação do Farmacêutico Francisco Guimarães, “Hoje tem uma história inspiradora! Para quem não conhece, este é o Francisco Xavier (@fguimaraes.710), farmacêutico, aluno do @farma_ictq e será responsável pelo primeiro consultório farmacêutico do SUS na cidade de Monteiro-PB. Após anos de experiência e de se preparar com praticamente quatro especializações no currículo, a grande oportunidade chegou e tenho certeza que o Francisco fará grande diferença no SUS e na vida das pessoas”.

Para a prefeita Anna Lorena essa é uma iniciativa importante para o nosso município, onde as pessoas vão ter um atendimento mais detalhado e em especial uma orientação onde poderão tomar suas medicações de forma correta e obter um resultado mais positivo na recuperação de sua saúde. Ela ainda agradeceu ao empenho da secretária de saúde em proporcionar o melhor para os munícipes e parabenizou o farmacêutico Francisco Guimarães pela dedicação na realização do primeiro consultório farmacêutico em nosso município.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar