Cidades

Entre as 223 cidades da Paraíba, apenas Ouro Velho atingiu a meta de vacinação do público-alvo

ouro-velho Entre as 223 cidades da Paraíba, apenas Ouro Velho atingiu a meta de vacinação do público-alvoApenas uma cidade paraibana conseguiu vacinar 90% do público-alvo e atingir a meta de imunização. As vacinas, enviadas pelo Ministério da Saúde e repassadas pelo governo estadual, estão em estoque, mas as prefeituras não têm conseguido colocar em prática o plano de imunização. A boa exceção é o munícipio de Ouro Velho, no Cariri, que atingiu 102% da vacinação, segundo informações do blog Conversa Política, do Jornal da Paraíba.

Ouro Velho recebeu 134 doses e aplicou 137. Como assim? A Secretaria de Estado da Saúde (SES) explica: alguns frascos são multidose e acaba sobrando uma ou duas doses, por isso, a prefeitura tem aproveitado para ampliar a imunização da população, é o motivo da cidade ter ultrapassado os 100%.

Os demais 222 municípios paraibanos não atingiram a meta de 90%. Nesta lista se destacam Alhandra, Brejo dos Santos, Cuité de Mamanguape e Mato Grosso, que não têm registro de vacinação no sistema.

Em João Pessoa, que tem mais pessoas a serem vacinadas, a gestão municipal atingiu apenas 62% da meta. Das 61.504 doses recebidas, 38.088 foram aplicadas. Isso explica o fato da capital estar iniciando ainda esta semana a vacinação dos maiores de 84 anos, enquanto o plano estadual já mandou vacina para o público de 80 anos.

Já em Campina Grande, a situação é ainda pior. A Rainha da Borborema atingiu apenas 59% do plano de vacinação, na equação entre 20.528 doses recebidas e 12.101 aplicadas até o momento.

Doses distribuídas

A vacinação contra Covid-19 começou no dia 18 de janeiro, com distribuição total de 269.185 doses das vacinas Sinovac/Butantan e Astrazeneca/Fiocruz aos 223 municípios. Os grupos prioritários até o momento são:

– Trabalhadores de Saúde (68,40% de doses distribuídas para público-alvo);
– Pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência institucionalizadas (100% de doses distribuídas);
– Pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas institucionalizadas (100% de doses distribuídas);
– Povos indígenas vivendo em terras indígenas (100% de doses distribuídas);
– Idosos acima de 80 anos (81% de doses distribuídas);
– Idosos acima de 90 anos (100% de doses para público alvo).

polemicaparaiba

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar