Paraíba

João Azevêdo e governadores do Nordeste negociam com Pazuello compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V

95266423_2297116423929095_879629694725521408_n João Azevêdo e governadores do Nordeste negociam com Pazuello compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V

O governador João Azevêdo comemorou a negociação da compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V para os estados do Nordeste, por meio de negociação realizada em reunião nesta quinta-feira (11).

Participaram da reunião os governadores dos estados do Nordeste e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O governador da Bahia, Rui Costa, ofereceu ao governo federal o quantitativo de vacinas negociado pelo estado inicialmente para atender ao nordeste.

O Consórcio Nordeste optou pela compra através de um memorando com o Fundo Soberano Russo, reservando 50 milhões de doses.

“Concluímos agora a reunião com o ministro, ele disse que tem interesse, então solicitei que a gente fizesse reunião amanhã no primeiro horário para amarrar isso. Eu disse: ministro, estou com o contrato pronto para assinar amanhã. Nós tínhamos combinado 39 milhões para o nordeste, mas eventualmente podemos ver volume maior se for para o país inteiro. Ele disse que tem interesse e eu organizei amanhã para tentar marcar essa reunião no primeiro horário. Se o ministério adquirir para o país inteiro, ótimo. Se não, a Bahia assina amanhã o contrato com a Sputnik”, disse Rui Costa.

Segundo ele, o contrato precisa ser assinado nesta sexta-feira para garantir o cronograma de entrega das doses. A previsão é que haja entrega de 400 mil doses em março, 1,5 milhão em abril, 10 milhões em maio e o restante até julho.

A sanção da lei que prevê prazo de sete dias úteis para a Anvisa analisar pedidos de registro emergencial de imunizantes facilitou o avanço da negociação da vacina russa com o governo baiano. Até o momento, a Sputnik V está com pedido de autorização travado na Anvisa por falta de documentação.

O governador João Azevêdo comemorou a decisão:

“Eu disse ao ministro que só garante o cronograma se a gente fechar amanhã e portanto o prazo é amanhã, se o ministério não fechar amanhã, a Bahia vai fechar. E ele topou, então estou tentando organizar a reunião com os russos”, explicou.

“Essa é uma vitória do Consórcio Nordeste, que vem negociando a compra diretamente com o Fundo Soberano Russo desde o ano passado, sob a liderança do governador Rui Costa, da Bahia. A negociação, que garantiu todas as condições de compra e de entrega, foi viabilizada após a sanção Presidencial à Lei 534/2021”, disse João Azevêdo.

“Agradecemos ao governador Rui Costa por todo empenho ao longo desses meses para garantir a disponibilidade das doses e também ao ministro Pazuello pela pronta concordância, aprovação e agendamento para assinatura do contrato de compra já na manhã desta sexta-feira, o que garantirá a continuidade da vacinação. O Brasil precisa, mais do que nunca, de união e vacina! É assim que venceremos essa pandemia”, concluiu.

ClickPB

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar