BrasilDestaques

Pernambuco decreta quarentena em todo o estado para conter piora da pandemia da Covid-19

RECIFE-PERNAMBUCO Pernambuco decreta quarentena em todo o estado para conter piora da pandemia da Covid-19Pernambuco decretou quarentena em todo o estado, a partir da quinta-feira (18) até o dia 28 de março, para conter a pandemia da Covid-19. A medida divulgada nesta segunda-feira (15) determina a proibição do funcionamento do comércio considerado não essencial, bares e restaurantes, praias, parques, assim como de aulas presenciais em escolas e faculdades públicas e privadas (veja vídeo acima).

A decisão foi tomada durante reunião do Comitê de Monitoramento do governo do estado. O encontro começou às 9h e a medida foi anunciada pouco depois das 15h. A quarentena não altera o esquema de vacinação contra a Covid-19 em Pernambuco.

Esta é a segunda vez que medidas tão restritivas são adotadas em Pernambuco. Na primeira vez, a quarentena foi de 15 dias, para cinco cidades do Grande Recife, em maio de 2020. Agora, a quarentena é válida para todo o estado.

Durante o período de quarentena, ficam proibidos de funcionar os seguintes serviços: bares e restaurantes; shoppings e galerias comerciais; óticas; salas de cinema e teatros; academias; salão de beleza e similares; comércio varejista de vestuário, calçados, eletroeletrônicos e linha branca, cama, mesa e banho e produtos de armarinho, além de escolas e universidades (públicas e privadas).

Também ficam fechados clubes sociais, esportivos e agremiações; praias, parques e praças; ciclofaixas de lazer, além da proibição da realização de práticas e competições esportivas; e eventos culturais, de lazer ou sociais.

Igrejas e demais templos religiosos poderão abrir para atividades administrativas e para preparação e realização de celebrações via internet. Em pronunciamento transmitido pela internet, o governador Paulo Câmara (PSB) afirmou que o estado passa por um novo pico da pandemia da Covid-19.

“É preciso reverter essa tendência para proteger cada vida e vencer. Adotamos novas medidas sociais e econômicas buscando reduzir o impacto da pandemia, mesmo diante de uma crise que também atinge o governo”, declarou o governador.

O início dessa nova quarentena em Pernambuco ocorre um dia após o fim do período de restrições às atividades não essenciais, que foram impostas pelo governo estadual desde o dia 3 de março até a quarta-feira (17).

Serviços essenciais

De acordo com o governo de Pernambuco, os serviços essenciais, que podem funcionar durante a quarentena em todo o estado, são os seguintes:

  • Supermercados
  • Padarias
  • Farmácias
  • Postos de combustíveis
  • Petshops
  • Clínicas, ambulatórios e similares
  • Bancos e lotéricas
  • Transporte público
  • Indústrias, atacado e termoelétricas
  • Construção civil
  • Material de construção
  • Materiais e equipamentos de informática
  • Lojas de materiais e equipamentos agrícolas, oficinas e assistências técnicas e lojas de veículos

Covid-19 em Pernambuco

Com mais 921 casos e 28 mortes, PE chega a 318.449 confirmações e 11.411 óbitos por Covid

Pernambuco confirmou, nesta segunda-feira (15), 921 casos e 28 óbitos por Covid-19 (veja vídeo acima). Com esses novos pacientes e falecimentos, o estado passou a totalizar 318.449 infectados pelo novo coronavírus e 11.411 mortes causadas pela doença, números que começaram a ser registrados em 12 de março de 2020.

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar