Policial

Governo da Paraíba institui nova Carteira de Identidade Funcional da Polícia Militar em formato eletrônico e físico

IMG-3338-800x445-1 Governo da Paraíba institui nova Carteira de Identidade Funcional da Polícia Militar em formato eletrônico e físicoO Governador da Paraíba, João Azevêdo, em decreto publicado em Diário Oficial do Estado no último sábado (24), trouxe inovação para a Polícia Militar e seus integrantes, através da instituição de uma nova carteira de identidade funcional que estará disponível em formato eletrônico e físico.

A identidade funcional é um documento que assegura ao seu titular os direitos, prerrogativas e deveres inerentes ao respectivo cargo ocupado por ele na instituição. O Decreto Governamental nº 41.195, do dia 23 de abril do corrente ano, instituiu o novo documento de identidade funcional para os integrantes da Polícia Militar da Paraíba, trazendo um novo layout e também a forma eletrônica do documento. A inovação partiu de uma demanda do comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba, o coronel Euller Chaves, que vislumbrou a necessidade de modernizar a identidade já existente, trazendo uma nova aparência e maior funcionalidade para as informações ali contidas.

O desenvolvimento da nova versão ficou à cargo da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (EM/8) da Polícia Militar. Em conjunto, foi desenvolvido um documento com aparência mais leve, trazendo, em um primeiro momento, informações basilares referentes ao integrante da instituição. Contudo, a funcional dispõe de ferramentas tecnológicas que, além de possibilitar o acesso à informações mais detalhadas sobre o militar, traz autenticidade e reconhecimento nacional, na versão física e na eletrônica, possibilitando ainda a verificação em caráter internacional do documento. Isto se dá devido à presença de um campo denominado “Zona de leitura de Máquina” (Machine-Readable Zone – MRZ), mesma tecnologia aplicada em passaportes e que pode ser utilizada por órgãos que possuam o software adequado para a leitura do campo específico. Além disso, ainda há a presença de um código de barras bidimensional, mais conhecido por QR-Code, que permitirá a verificação de autenticidade, porte de armas e informações adicionais.

“A nova carteira de identidade funcional traz inovação e tecnologia à instituição. Além da economicidade que ela possibilita, gerando menos gastos e sustentabilidade, visto que a forma eletrônica substitui sem prejuízos a forma física do documento, a tecnologia nela contida possibilita a verificação internacional da funcional, sem fragilizar requisitos de qualidade e segurança típicos dos documentos oficiais de identificação”, disse o Coordenador do EM/8, o major Pantaleão. A nova versão virtual do documento será disponibilizada nos próximos dias através do aplicativo ConectaPMPB, um ambiente virtual de propriedade da Polícia Militar da Paraíba que possibilita proximidade e agilidade no acesso às informações funcionais pelos policiais militares da instituição.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar