Tecnologia

Saiba como se proteger para evitar cair em golpes on-line

image_processing20210324-29999-1o4wock Saiba como se proteger para evitar cair em golpes on-line

A internet traz praticidade à vida, mas é preciso saber usá-la. Estar atento é a melhor maneira de se proteger de golpes on-line. Links que direcionam para fora dos canais oficiais das empresas e solicitação de dados pessoais são sinais de alerta.

Maior operadora de planos de saúde da Paraíba, com mais de 150 mil beneficiários, a Unimed João Pessoa vem, desde o ano passado, intensificando a disponibilização de serviços on-line. Paralelamente, também vem reforçando a comunicação para que os clientes utilizem apenas os canais oficias da empresa: portal (www.unimedjp.com.br) e o App Unimed JP, disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

Desconfie – De acordo com Daniel Melo, coordenador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da Unimed JP, é prudente desconfiar se uma comunicação começar a pedir muitas informações. “A Unimed JP solicita apenas CPF ou o número da carteirinha para acesso ao site oficial. Não se pergunta o valor da fatura, vencimento e outros dados”, esclarece.

Outra observação é que, no caso de e-mail, a operadora se comunica apenas por aquele informado para cadastro. É por meio desse contato, por exemplo, que o boleto do plano de saúde é enviado. A Unimed João Pessoa alerta, ainda, que não envia boletos via WhatsApp, nem pede dados para geração de cobranças. Quando envia SMS, ele direciona para o portal oficial ou aplicativo.

Daniel Melo comenta que é comum o fraudador usar links que direcionam o cliente a uma conversa no WhatsApp, em que é emitido um boleto falso. “Várias empresas fizeram esse alerta e, por isso, informamos antecipadamente aos usuários que a Unimed JP não solicita dados sensíveis via WhatsApp”, afirma.

Na hora do pagamento – Ao pagar a mensalidade do plano de saúde, a principal atenção que o beneficiário deve ter para evitar cair em golpes é quanto ao “beneficiário do pagamento”. Mesmo que o fraudador, eventualmente, envie uma cobrança com layout parecido com a da Unimed João Pessoa, é necessário conferir se o CNPJ (08.680.639/0001-77) é o da operadora e se o nome que aparece no momento do pagamento é o da Unimed João Pessoa. Qualquer outro beneficiário, seja instituição financeira, empresa, ou nome de pessoa física, são tentativas de fraude.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além de mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 150 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br

Assessoria

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar