Diversas

Tinta ultrabranca pode dispensar necessidade de usar ar-condicionado

alt Tinta ultrabranca pode dispensar necessidade de usar ar-condicionadoA tinta, desenvolvida por engenheiros da Purdue University em Indiana nos EUA, é capaz de refletir até 98,1% da luz solar. Os índices lhe dão a capacidade de resfriar edifícios, de acordo com comunicado enviado à imprensa.

Ao contrário da tinta tradicional, a tinta “ultrabranca” é feita com um composto químico chamado sulfato de bário, que também é usado na produção de cosméticos e de papel fotográfico. As partículas de sulfato de bário são compostas de tamanhos variados, que “espalham” os raios solares e podem até mesmo resfriar as superfícies imediatas ao redor.

A tinta branca é usada há séculos em lugares com temperaturas mais elevadas para resfriar edifícios do calor, mas esta nova fórmula especificamente, segundo os pesquisadores, absorve menos luz solar e, portanto, menos calor.

Enquanto a tinta normal absorve entre 10% e 20% da luz solar, a nova tinta absorve apenas 1,9% – quantidade pequena o suficiente para permitir que um edifício perca calor em geral, segundo disseram.

“Se você usar essa tinta para cobrir uma área de telhado de cerca de 300 metros quadrados, estimamos que você poderia obter uma potência de resfriamento de 10 quilowatts. Isso é mais poderoso do que os condicionadores de ar centrais usados ??pela maioria das casas”, disse o pesquisador-chefe Xiulin Ruan, professor de engenharia mecânica em Purdue.

Pesquisadores disseram que a nova tinta branca é tão branca que equivale ao preto mais preto, o “Vantablack”, que absorve até 99,9% da luz visível. É o “mais frio já registrado”, afirmaram, capaz de manter as superfícies 7ºC mais frias do que outros ambientes à noite e 13ºC mais fria durante a luz solar forte.

Lukas Schertel, um especialista em dispersão de luz da Universidade de Cambridge que não esteve envolvido na pesquisa, disse à CNN que as descobertas foram potencialmente emocionantes e que a tinta, se usada em escala industrial, pode ter um impacto positivo no clima reduzindo o consumo de energia.

Ele disse que a pesquisa com tintas de resfriamento ganhou força nos últimos anos e se forem aplicadas em escala industrial, incluindo geradores e outras máquinas que irradiam calor, elas, em teoria, “podem ter um impacto global na eficiência energética”.

“O desafio seria encorajar a aceitação comercial”, disse. Para isso, a fabricação da tinta precisaria ser escalonável e acessível. Segundo Schertel, os materiais usados ??na fórmula já estão “amplamente disponíveis”, mas algum fabricante “precisaria torná-la econômica”.

CNN

alt-1 Tinta ultrabranca pode dispensar necessidade de usar ar-condicionado

Imagem de câmera infravermelha mostra como uma amostra da nova tinta ultrabranca resfria a área circundanteFoto: Purdue University/Joseph Peoples

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar