Campina Grande está alerta para o agravamento do quadro de Covid-19 em pessoas jovens. De acordo com o divulgado pelo prefeito Bruno Cunha Lima nessa terça-feira (18), 81,4% dos pacientes internados no Hospital Pedro I têm menos de 60 anos.
Os adultos com idade até 59 anos são chamados de ‘adultos jovens’. Para o gestor de Campina Grande, essa parcela da população erra ao pensar que está fora do grupo de risco e acaba se descuidando.
“Não é segredo que o coronavírus tem apresentado mutações que atingem pessoas mais jovens que no ano passado. Ou todos, sobretudo os mais jovens, se conscientizam e passam a cumprir as regras ou estarão colocando suas vidas e nossas em risco, e ajudando a colapsar os sistemas de saúde de cada município”, alertou o prefeito, no Twitter.
De acordo com Bruno Cunha Lima, o relatório de ocupação do Hospital Pedro I mostra que 129 pessoas estavam internadas nessa terça-feira tratando de complicações da Covid-19. A distribuição por faixa etária era a seguinte:
- 0 a 20 anos – 2 pacientes (1,55% do total)
- 21 a 40 anos – 30 pacientes (23,25%)
- 41 a 59 anos – 73 pacientes (56,58%)
- 60 anos ou mais – 24 pacientes (18,6%)
O prefeito de Campina Grande pediu para que a população use máscara e evite aglomerações. “O fiscal de cada cidadão deve ser a sua própria consciência”, disse Bruno Cunha Lima.
Levantamento atualizado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde aponta que Campina Grande soma 27.905 infectados pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, 847 pessoas morreram vítima de Covid-19 na cidade.