DestaquesParaíba

Cabaceiras, Monteiro e São Domingos do Cariri são contemplados com o Certificado Reconhecimento da Atenção Primária à Saúde

marcelo_queiroga_ministro_saude_foto_fernando_frazao_agencia_brasil Cabaceiras, Monteiro e São Domingos do Cariri são contemplados com o Certificado Reconhecimento da Atenção Primária à Saúde

O Ministério da Saúde reconheceu as iniciativas adotadas por 225 municípios brasileiros no enfrentamento à pandemia de Covid-19. Durante a reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), representantes de três de cidades receberam o certificado de reconhecimento das mãos do ministro Marcelo Queiroga. Os demais documentos serão encaminhados pelos Correios às secretarias municipais.
 
Na Paraíba, 15 municípios foram comtemplados, na região do Cariri, apenas três: Cabaceiras, São Domingos do Cariri e Monteiro.
 
“O certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal para alcançarem os parâmetros de qualidade que esperamos que a população receba. É importante e estratégico para o SUS o governo Federal continuar investindo cada vez mais na Atenção Primária ”, reforça o secretário da Atenção Primária à Saúde da pasta, Dr. Raphael Câmara.
 
São certificadas aquelas gestões que atingiram resultados acima de 7 nos indicadores de desempenho do Programa Previne Brasil. Os 5.570 municípios serão avaliados para receberem o selo APS de Qualidade. O Ministério da Saúde encaminhará a certificação aos gestores que atingiram bons resultados em 2020.
 
Dentre os critérios estão:
• Consultas de pré-natal;
• Atendimento odontológico na gestação;
• Realização de exames para sífilis e HIV em gestantes;
• Cobertura de exame citopatológico;
• Vacinação contra poliomielite inativada e de pentavalente;
• Acompanhamento de pessoas hipertensas; e
• Solicitação de hemoglobina glicada para pessoas com diabetes.
 
Blog do Bruno Lira
Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar