Cidades

Campina Grande proíbe caminhada no Açude Velho e fecha igrejas, shoppings e academias aos fins de semana

cg-largo-do-acude-velho-junot-lacet-filho-45-700x393 Campina Grande proíbe caminhada no Açude Velho e fecha igrejas, shoppings e academias aos fins de semana

A prefeitura de Campina Grande publicou um novo decreto com medidas restritivas de enfrentamento à Covid-19. A partir desta sexta-feira (4) até o dia 18 de junho, o comércio deve funcionar em horário diferenciado, e o uso de espaços públicos para atividades físicas, bem como a realização de missas e cultos, está proibida aos fins de semana.

 

Seguindo o decreto estadual, a prefeitura de Campina Grande vai permitir apenas atividades essenciais nos dois primeiros fins de semana de junho. Assim, nos dias 5, 6, 12 e 13 , só poderão funcionar estabelecimentos como creches, hotéis, indústrias, clínicas médicas e veterinárias, supermercados, farmácias e atividades de manutenção.

Bares e restaurantes

 

De acordo com o documento, restaurantes, bares, lanchonetes, lojas de conveniência, praças de alimentação e similares, podem funcionar com atendimento presencial das 6h às 16h, com 30% da capacidade máxima, respeitando o distanciamento mínimo dia dois metros entre as mesas.

Nos horários permitidos ao funcionamento, os restaurantes e similares devem ter duas vias de acesso, para evitar contato físico entre as pessoas na entrada e saída do local.

Antes e após o horário estabelecido, está proibida a venda para consumo de qualquer produto dentro do próprio estabelecimento. A comercialização de alimentos por delivery e para retirada no local (takeaway) está permitida.

Os estabelecimentos do setor também não podem transmitir jogos e competições desportivas dentro de suas dependências, bem como realizar apresentações musicais e disponibilizar pista de dança.

Shoppings

 

As lojas de comércio e serviços, bem como estabelecimentos do setor de alimentação, que ficam em shoppings, podem funcionar das 10h às 22h durante a semana, e ficam fechados nos dias 5, 6, 12 e 13 de junho.

Praças de alimentação, restaurantes, bares, lanchonetes, lojas de conveniência e similares, em shoppings, estão proibidos de comercializar bebida alcoólica após às 16h, e nos dias 5, 6, 12 e 13 de junho, os locais só podem funcionar por delivery.

Comércio

 

Até 18 de junho, lojas de serviço e comércio podem funcionar das 8h às 17h, com exceção dos estabelecimentos localizados em alguns pontos de maior circulação, para evitar aglomeração de pessoas nos transportes públicos.

Portanto, as lojas das Ruas Maciel Pinheiro, Venâncio Neiva, Marquês do Herval, Semeão Leal, Cardoso Vieira, Monsenhor Sales, Cavalcante Belo, Barão do Abiaí, Peregrino de Carvalho e Afonso Campos, podem funcionar das 09h às 18h. As demais podem funcionar das 8h às17h.

Igrejas

 

As igrejas podem funcionar com 30% da capacidade máxima de pessoas, respeitando o distanciamento de 1,5 metros, durante a semana. Mas, assim como estabeleceu o decreto estadual, a realização de cultos e missas nos dias 5, 6, 12 e 13 de junho está proibida.

Eventos

 

A prefeitura também proibiu a realização de eventos sociais, congressos, seminários, conferências, shows e feiras comerciais em todo o território municipal até 18 de junho.

Cinemas, museus, teatros, circos, casas de festas, centros de convenções, salas de espetáculos, bem como o funcionamento de salões de festas, áreas gourmet e espaços similares de eventos existentes em condomínios edifícios, também devem suspender as atividades no período descrito.

Esportes

 

A realização de eventos esportivos com público, bem como a utilização de qualquer espaço público ou privado (quadras, campos e estádios, piscinas, parques aquáticos, escolinhas de esporte, centros de esportes coletivos e espaços similares), está proibida até 18 de junho.

Jogos oficiais vinculados Federações Estaduais ou às Confederações, como ao Campeonato Brasileiro, podem acontecer, sem público. Já os parques públicos e privados, como clubes recreativos, podem funcionar apenas para manutenção interna.

A prefeitura também proibiu a utilização das pistas de caminhadas e das ciclovias municipais, como o entorno do Açude Velho, o Canal de Bodocongó e a Av. Juscelino Kubitschek, para realização de qualquer atividade física, nos dias 5 e 6, e 12 e 13 de junho.

Academias

 

As academias de ginástica podem funcionar normalmente durante os dias de semana, com 30% da capacidade máxima de pessoas no local e obedecendo às regras sanitárias. Nos dois primeiros fins de semana de junho (5, 6, 12 e 13), no entanto, os locais devem fechar.

G1
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar