Mundo

China está construindo rede de silos de mísseis, indicam imagens de satélite

novos-silos-de-misseis-balisticos-chineses-em-formato-de-grade China está construindo rede de silos de mísseis, indicam imagens de satéliteNovos silos de mísseis balísticos chineses, em formato de grade, são vistos em imagem de satélite
Foto: Cortesia/Planet Labs Inc/Centro de Estudos para Não Proliferação

China está construindo uma ampla rede do que parecem ser silos de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM) em seu deserto ocidental que, segundo analistas, pode mudar a equação para os analistas militares dos Estados Unidos na Ásia.

O provável campo de mísseis, compreendendo 120 silos que poderiam potencialmente abrigar armas capazes de atingir o território continental, foi documentado por pesquisadores do Centro James Martin para Estudos de Não Proliferação usando imagens de satélite fornecidas pela empresa de satélite comerciais Planet Labs Inc.

Os pesquisadores compararam fotos de satélite tiradas durante os últimos quatro meses com imagens capturadas na semana passada, descobrindo o local do míssil cobrindo centenas de quilômetros quadrados na província chinesa de Gansu, disse o pesquisador Jeffrey Lewis, especialista chinês em armas nucleares que examinou as imagens com o colega Decker Eveleth, a primeira pessoa a avistar os silos.

As descobertas da dupla foram publicadas primeiro no jornal The Washington Post.

Lewis disse à CNN nesta sexta-feira (2) que a maior parte da construção do silo, que ainda não foi concluída, provavelmente ocorreu nos últimos seis meses.

“É realmente um ritmo de construção surpreendente”, disse ele, acrescentando que o escopo da construção também foi surpreendente.

“São muitos silos. É muito maior do que qualquer coisa que esperávamos ver”, disse Lewis.

Relatórios sobre o provável novo campo de mísseis surgiram apenas um dia antes do líder chinês Xi Jinping dizer em um discurso nacionalista no 100.º aniversário do Partido Comunista que a ascensão da China é uma “inevitabilidade histórica” e que não será mais “intimidada, oprimida ou subjugada” por países estrangeiros.

“Qualquer um que se atrever a tentar terá suas cabeças esmagadas contra uma grande parede de aço forjada por mais de 1,4 bilhão de chineses”, acrescentou Xi, em comentários que mais tarde pareceram suavizados na tradução do próprio governo para o inglês.

44165_B005B1BC15A3FF1A China está construindo rede de silos de mísseis, indicam imagens de satélite
Imagens de satélite mostram quatro silos de mísseis chineses em vários estágios de construção
Foto: Cortesia/Planet Labs Inc/Centro de Estudos para Não Proliferação

Nova proteção para ICBMs da China

Embora os pesquisadores tenham identificado 120 prováveis silos, não há indicação de que eles estejam em uso ou que serão usados no futuro. No entanto, analistas disseram que os silos, colocados em um padrão de grade, a intervalos de 3 quilômetros, poderiam ser usados para abrigar mísseis balísticos intercontinentais DF-41 de fabricação chinesa.

O DF-41, também conhecido como CSS-X-20, tem um alcance estimado de 12.000 a 15.000 quilômetros e pode ser equipado com até 10 ogivas nucleares com alvos independentes, de acordo com o Projeto Ameaça de Mísseis no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

“Ele foi projetado para atingir o território continental dos Estados Unidos em 30 minutos”, diz o site do projeto.

A China mostrou pela primeira vez o DF-41 em lançadores móveis em 2019, mas sua implantação real não foi confirmada.

“Os méritos relativos dos ICBMs móveis versus baseados em silos após o fim da Guerra Fria têm sido frequentemente debatidos; sistemas móveis simplistas são mais fáceis de esconder e dispersar, mas mais vulneráveis ??se encontrados, enquanto os silos são cada vez mais difíceis de esconder, mas mais difíceis desabilitar ou destruir “, disse Henry Boyd, pesquisador do Instituto Internacional de Estudos Estratégicos, de Londres.

“Se o Exército de Libertação do Povo (ELP) da China decidiu investir em um grande número de novos silos para sua força ICBM, isso pode sugerir uma mudança no pensamento de Pequim sobre o assunto”, disse Boyd.

Timothy Heath, pesquisador sênior de defesa internacional da Rand Corporation, um think tank sem fins lucrativos com sede nos EUA, disse que o desenvolvimento mostra que Pequim leva a sério o aumento de sua dissuasão nuclear – a ideia de que poderia resistir a um primeiro ataque nuclear de um adversário e ainda ter armas nucleares restantes que poderiam infligir perdas inaceitáveis ??ao oponente.

“Antes deste desenvolvimento, os militares dos EUA poderiam considerar o uso de armas nucleares em uma guerra perto da China para destruir um grande número de tropas e equipamentos do ELP”, disse Heath.

“A construção de 120 ou mais silos torna esse ataque preventivo muito mais difícil, já que os EUA teriam que visar todos os silos, bem como lançadores móveis. Em suma, a China está tentando aumentar o risco de uso de armas nucleares em um contingente próximo a um nível intoleravelmente alto”, disse ele.

44166_CC86DB02706BE99E China está construindo rede de silos de mísseis, indicam imagens de satélite
Imagem detalhada de um silo de míssil chinês com uma cúpula no topo
Foto: Cortesia/Planet Labs Inc/Centro de Estudos para Não Proliferação

Relatório indicou aumento do poder chinês, dizem autoridades

Autoridades norte-americanas disseram que as imagens de satélite reafirmam as avaliações feitas no ano passado no Relatório do Poder Militar da China, do Departamento de Defesa, e repetidas várias vezes desde então.

“Vários líderes do Departamento de Defesa testemunharam e falaram publicamente sobre as crescentes capacidades nucleares da China, que esperamos dobrar ou mais na próxima década”, disse o porta-voz do Pentágono, John Supple.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, descreveu o aumento como preocupante, observando que levantava questões sobre as intenções da China.

“Para nós, isso reforça a importância de buscar medidas práticas para reduzir os riscos nucleares, apesar do que parece ser ofuscação da RPC”, disse Price, referindo-se à China por sua sigla formal, República Popular da China.

“Este rápido crescimento se tornou mais difícil de esconder e destaca como a RPC parece estar novamente se desviando de décadas de estratégia nuclear baseada em uma dissuasão mínima”, disse ele durante um briefing do Departamento de Estado na quinta-feira (1º).

Analistas acreditam que a China tenha um total de cerca de 350 armas nucleares, uma fração das 5.550 ogivas do arsenal nuclear dos Estados Unidos. As armas nucleares da China estão distribuídas entre lançadores terrestres móveis, uma pequena frota de submarinos de mísseis balísticos e seus bombardeiros com capacidade nuclear.

Portanto, é improvável que todos os 120 novos silos supostos recebam um ICBM com uma ogiva nuclear.

Em vez disso, a China poderia jogar um “jogo de arma de fogo” com os mísseis, disseram os analistas, movendo mísseis ativos entre os silos aleatoriamente.

Lewis, o especialista chinês em armas nucleares, disse que como os silos estão separados por 3 quilômetros, cada um teria que ser direcionado com uma arma do adversário para garantir a destruição do míssil dentro dele.

Mas a doutrina dos mísseis diz que cada silo teria que ser mirado duas vezes para garantir sua destruição, disse ele.

Heath, da Rand Corporation, disse que o novo campo de mísseis, que aumenta a capacidade da China de resistir a um ataque nuclear e retaliar, pode ter implicações para os aliados e parceiros dos EUA na Ásia, que conseguiram se proteger sob o guarda-chuva nuclear dos EUA.

“A possibilidade de escalada se torna muito mais perigosa agora”, disse ele. “Isso levanta questões adicionais sobre a disposição e capacidade dos EUA de manter seus compromissos de segurança com aliados e parceiros na Ásia. Os EUA terão que construir defesas antimísseis ou desenvolver outras formas de mitigar esse perigo se quiserem manter a credibilidade de seus compromissos de aliança na Ásia.”

(Texto traduzido; leia o original em inglês)

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar