Esportes

Flamengo compete, vence, mas passa longe de encantar em versão burocrática na Argentina

2021-04-21t021918z-1870551875-hp1eh4l06g2pf-rtrmadp-3-soccer-libertadores-vel-fla-report-576x400 Flamengo compete, vence, mas passa longe de encantar em versão burocrática na Argentina

Linhas baixas, nenhum controle do jogo, pouca presença no campo ofensivo e minutos finais com três zagueiros e dois volantes de marcação.

A performance contra o Defensa y Justicia em nada lembrou o Flamengo dominante que o torcedor se acostumou a acompanhar. E a vitória no jogo de ida das oitavas de final da Libertadores não pode tirar o ponto de interrogação do que esperar do time sob o comando de Renato Gaúcho.

42c920dad9a09cfba2352c43e1af25bddcec7a65 Flamengo compete, vence, mas passa longe de encantar em versão burocrática na Argentina

Michael comemora gol do Flamengo diante do Defensa y Justicia — Foto: EFE/ Gustavo Garello POOL

 

O chute desviado de Michael que morreu dentro do gol de Unsain foi capaz de encaminhar a classificação rubro-negra às quartas de final, mas não deixou de ser um raro suspiro ofensivo de um time que fez valer o clichê do “saber sofrer” na Argentina. Os números mostram como foi um jogo fora do normal para este Flamengo.

Dominante mesmo nos piores momentos de Rogério Ceni, a equipe finalizou somente cinco vezes contra 14 dos argentinos, que tiveram também maior posse de bola: 56% x 44%. Sufoco que passou muito pelas atuações ruins dos volantes Thiago Maia e João Gomes.

O Flamengo da partida em Florêncio Varella, na Grande Buenos Aires, foi um time sem ligação. A tão conhecida saída a três, para dar profundidade pelo lado ou superioridade numérica pelo meio, deu lugar a uma dificuldade evidente na construção desde as ações de Diego Alves.

9688599 Flamengo compete, vence, mas passa longe de encantar em versão burocrática na Argentina

Um dos melhores em campo pelas defesas, o goleiro errou quase tudo na saída de bola que tinha zagueiros e laterais recuados. O Flamengo esteve longe de ser envolvente e raramente tinha controle de bola a partir da intermediária ofensiva.

Acostumados mais a condução do que ao toca e passa, Thiago Maia e João Gomes não conseguiram se encontrar em campo. Por tabela, Ribeiro e, principalmente, Arrascaeta ficaram encaixotados na marcação, e Gabigol praticamente não tocou na bola.

Sem Rodrigo Caio, Diego e Arão, o Flamengo se viu em um deserto de ideias e opções na saída de bola. Diante do cenário e do gol cedo de Michael, a opção foi se defender.

1-57- Flamengo compete, vence, mas passa longe de encantar em versão burocrática na Argentina

Renato Gaúcho conversa com Gabigol em Defensa y Justicia x Flamengo, pela Libertadores — Foto: Gustavo Garello-Pool/Getty Images

 

Com dois dias de treinos e quatro desfalques, o time de Renato passou sufoco, mas venceu. Vale como licença poética para estreia, mas fica o alerta para um Flamengo que triturou treinadores sob a justificativa de exibir pouco com mão de obra de qualidade.

Em Buenos Aires, o Flamengo não exibiu nada. Foi burocrático. E voltou com os três pontos. É suficiente?

Globo Esporte

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar