Paraíba

Paraíba recebe doação de seis mil máscaras feitas da casca do camarão produzidas pela Fapesq

unnamed_39-700x394 Paraíba recebe doação de seis mil máscaras feitas da casca do camarão produzidas pela Fapesq

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) recebeu da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), nesta terça-feira (20), seis mil máscaras feitas a partir da casca do camarão, fruto dos projetos de pesquisa aprovados no Edital nº 003/2020, com o objetivo de contribuir para a rápida implementação de soluções de monitoramento, análise e recomendações frente à pandemia do Covid-19, no estado da Paraíba.

As máscaras foram entregues pelo presidente da Fapesq, Roberto Germano, ao secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, que disse que elas serão distribuídas com os profissionais de saúde do Estado.

As máscaras são o resultado da pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste – Certbio, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Elas foram feitas com quitosana, produzida a partir da casca de camarão. Outro diferencial é a incorporação de substâncias químicas atóxicas, biocompatíveis, biodegradáveis, com atividade bactericida e viruscida que promovem a barreira química e, consequentemente, uma maior proteção aos usuários.

De acordo com o edital, a Fapesq, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT), investiu R$ 2 milhões em projetos de pesquisa que contribuíssem com avaliação, mapeamento, considerando as desigualdades quanto à prevenção, propagação, adoecimento e consequências econômicas e sociais da Paraíba.

“Esse projeto das máscaras mostra a capacidade técnico-científica que temos na Paraíba, para inovações tecnológicas, o que levam a melhoria da qualidade de vida da população”, pontuou o presidente da Fapesq.

ClickPB 

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar