Esportes

Abuso a cavalo nas Olimpíadas rende revisão de hipismo no pentatlo moderno

gettyimages-1332661784-600x400 Abuso a cavalo nas Olimpíadas rende revisão de hipismo no pentatlo moderno

Numa competição de pentatlo moderno, na fase de hipismo, os atletas ganham vinte minutos para se acostumar com um cavalo nunca guiado por eles. A forma como a equipe alemã reagiu para superar as dificuldades com Saint Boy nas Olimpíadas 2020, no entanto, foi o suficiente para levantar diversos questionamentos pelo mundo. Depois de expulsar a treinadora Kim Raisner por um soco dado no animal, a União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) anunciou que está formando um grupo de trabalho para revisar a etapa equestre da modalidade.

Em um comunicado, a UIPM prometeu agir rapidamente, e informou que um grupo de trabalho de equitação examinará possíveis alterações em seu código de ética, a fim de fortalecer a proteção e o bem-estar dos cavalos. A entidade também revelou que fará uma revisão abrangente da prova realizada nos Jogos Olímpicos.

Na ocasião, Saint Boy era guiado pela amazona Annika Schleu, que liderava a competição. Diante da recusa do animal em saltar, a treinadora Kim Raisner foi flagrada dando um golpe no animal, que também havia recusado seguir com a atleta do Comitê Olímpico Russo e campeã mundial de 2017, Gulnaz Gubaydullina, ruindo as esperanças de medalha de ambas competidoras. O desespero das atletas, no entanto, ficou em segundo plano diante da preocupação de quem acompanhava a disputa com o animal.

9749331 Abuso a cavalo nas Olimpíadas rende revisão de hipismo no pentatlo moderno

Anikka Schleu, da Alemanha, se apresenta no hipismo do pentatlo moderno

 

De acordo com a UIPM, um Painel Disciplinar deve ser determinado para rever ocorrido na prova feminina em Tóquio. A entidade também informou que conversou com os donos de Saint Boy, e que o cavalo já retornou para a cidade de Shiga, no Japão, com “boa saúde, embora cansado da competição”.

– A UIPM continua totalmente comprometida com a equitação como parte integrante do Pentatlo Moderno com base na visão do Barão Pierre de Coubertin (criador dos Jogos Olímpicos). Nosso sindicato já adaptou o Pentatlo Moderno de muitas maneiras inovadoras com base em conselhos e feedbacks de especialistas de dentro e de fora de nossa comunidade esportiva global – disse o presidente da entidade, Klaus Schormann.

O chefe da UIPM também antecipou que se reunirá com o presidente da Federação Equestre Internacional (FEI), Ingmar de Vos, que ofereceu informações sobre o bem-estar dos cavalos em eventos de salto, enquanto as regras da competição passarão por adequações ao novo formato de pentatlo moderno de 90 minutos, com a introdução de obstáculos mais baixos e permitindo menos saltos durante o percurso.

Saúde animal em debate

 

Ainda segundo a UIPM, o conselho executivo da entidade também levará a questão para o próximo congresso internacional, a ser realizado de maneira virtual entre os dias 26 e 28 de novembro, quando também pretende ouvir recomendações sobre as medidas a serem tomadas. Módulos dedicados ao bem-estar animal também serão adicionados ao Programa de Certificação de Treinadores e ao Programa de Certificação de Juízes da UIPM.

2021-08-06t085054z-1370278718-sp1eh860okp98-rtrmadp-3-olympics-2020-mpn-w-individ-eq Abuso a cavalo nas Olimpíadas rende revisão de hipismo no pentatlo moderno

ONG pede exclusão das Olimpíadas

 

O pouco tempo de ligação entre o animal e o cavaleiro no pentatlo moderno não é uma novidade. Diante de diversas recusas de cavalos em saltar e acidentes já ocorridos em outros eventos, ativistas de diversos países buscam uma mudança concreta na modalidade. A ONG People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), por exemplo, foi mais além e pediu que todas as competições equestres fossem removidas do programa olímpico.

Ainda nas Olimpíadas de Tóquio, a brasileira Ieda Guimarães chamou a atenção ao sofrer um tombo durante a prova de hipismo. Já o cavalo suíço Jet Set, montado por Robin Godel, teve de ser sacrificado após sofrer uma lesão em uma prova de Hipismo CCE. O animal, que já tinha 14 anos de idade, se lesionou no último obstáculo aquático da prova, o que o deixou manco.

gettyimages-1331772877-1- Abuso a cavalo nas Olimpíadas rende revisão de hipismo no pentatlo moderno

No caso do pentatlo moderno, o presidente da UIPM não entrou no mérito do pedido de exclusão, mas disse aberto a ouvir todas as partes em prol da segurança de todos na modalidade.

– O Congresso UIPM 2021 oferece uma oportunidade para as federações nacionais darem sua opinião. Em nome do conselho executivo da UIPM, estou ansioso para trabalhar com todas as partes interessadas para garantir que façamos os ajustes necessários para fornecer um futuro seguro para a disciplina de equitação dentro do pentatlo moderno.

Globo Esporte 
Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar