Paraíba

Prefeitura de Monteiro continua garantindo colírios para pacientes com Glaucoma

1 Prefeitura de Monteiro continua garantindo colírios para pacientes com GlaucomaApesar das dificuldades com cortes na verba para tratamento de glaucoma pelo Governo Federal, com muito compromisso e esforço, a Prefeitura de Monteiro, por meio da Secretaria de Saúde, vem desde 2019 garantindo a distribuição do colírio aos pacientes com glaucoma residentes no município de Monteiro.

Na última semana a Central de Especialidades Médicas – CEMED realizou a entrega dos medicamentos garantindo o acompanhamento dos pacientes que já fazem uso do colírio, além da consulta com a especialista. A secretária Paula Oliveira explica que o glaucoma é uma doença que surge devagar, afetando o campo de visão periférico e depois o campo central. “A ação de acompanhamento visa a prevenção e controle da doença”, explicou.

De acordo com a diretora do CEMED, Solenil Souza, o município iniciou a identificando a demanda e hoje atende pacientes portadores de glaucoma com as consultas periódicas e entrega de colírios. O programa de acompanhamento e monitoramento iniciou com 190 pessoas e hoje conta com 245 pessoas atendidas. “Cada uma recebe colírios para o tratamento durante 3 meses, alguns utilizam até 4 tipos de colírio. Todos estão tendo uma atenção bastante especial, seja com a entrega do medicamento, quanto ao acompanhamento pelo médido especialista”, pontua Solenil Souza.

Glaucoma – O glaucoma é uma doença ocular caracterizada por alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda de campo visual. Essa lesão pode ser causada por um aumento da pressão ocular ou uma alteração do fluxo sanguíneo na cabeça do nervo óptico.

A doença é considerada como a principal causa de cegueira irreversível no mundo, e isso ocorre por ser um quadro que não apresenta sintomas em grande parte dos casos. O Glaucoma pode estar presente e a pessoa não percebe causando uma piora do quadro e progressivamente uma lesão irreversível do nervo que, por sua vez, afeta o campo de visão.

Segundo alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS), são registrados 2,4 milhões de novos casos de glaucoma anualmente, o que totaliza 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos, o que equivale a cerca de 1 milhão de pessoas.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar