DestaquesParaíba

Jovens monteirenses foram destaques em 1º lugar no (WIE) Workshop de Informática Nacional

001 Jovens monteirenses foram destaques em 1º lugar no (WIE) Workshop de Informática NacionalMais uma vez o município de Monteiro foi muito bem representado a nível nacional na educação, os jovens Monteirenses, Isabele Melo 21 anos e José Neto 24 anos, ambos graduandos do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba, (Campus IV) tiveram seus trabalhos publicados no Congresso Nacional de Computação em 1º lugar.

Os jovens realizaram as apresentações no dia 22 de novembro com o artigo “Tentando Recuperar a Interação Social Perdida Durante a Pandemia da Covid-19 por meio da Gamificação”,  escrito pelos alunos Isabelle Melo do Nascimento, José Rocha do Amaral Neto e Luiz Oliveira da Silva Junior, graduandos do curso de Licenciatura em ciência da computação do campus IV da UFPB, orientados por Wilk Oliveira dos Santos, doutorando em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo, com a colaboração da Dra. Thaíse Kelly de Lima Costa, coordenadora do curso supracitado da UFPB. foram premiados como melhor artigo apresentado no WIE 2021, colocando em posição de destaque a pesquisa realizada pelo grupo acerca dos efeitos da aplicação da estratégia de gamificação social no contexto educacional remoto realizado no período pandêmico que enfrentamos, onde os autores trazem contribuições relevantes sobre tal situação atípica e inédita mundialmente. A premiação mostra como o trabalho de pesquisa em educação, atualmente tão esquecido pelo cenário político nacional, continua lutando e produzindo frutos.

As apresentações foram de forma remota devido a pandemia do Covid-19. No último sábado (27) foi publicado o resultado.

Os organizadores do evento falaram da importância do WIE (Workshop de Informática na Escola):

Nos dias atuais, cada vez mais a tecnologia se faz presente em nosso cotidiano, e a aplicação dela nas mais diversas áreas se torna cada vez mais uma realidade. Com a educação isso não é diferente, e, para tornar essa inclusão possível e proveitosa, cada vez mais pesquisas são desenvolvidas, a fim de identificar as melhores estratégias para essa inclusão.

É nesse cenário que eventos como o WIE (Workshop de Informática na Escola) surgem, como recantos de descoberta e divulgação de pesquisas relevantes e de vital importância para a comunidade acadêmica nacional e internacional, tendo por objetivo a divulgação de iniciativas nacionais de aplicação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) em espaços formais e não formais de educação. Tal evento faz parte do cronograma do CBIE, Congresso Brasileiro de Informática na Educação, que é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), que tem como objetivo geral promover um fórum para reunir a comunidade da área de Informática na Educação, possibilitando a troca de informações e o estabelecimento de metas para que os desafios educacionais do Brasil sejam superados. Nesse ambiente de descobertas tão importantes surge o assunto principal desta publicação, com o reconhecimento do trabalho de 3 jovens estudantes da Universidade Federal da Paraíba.

OPIPOCO

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar