Mundo

Relógio do Big Ben será exibido no Ano Novo após quase quatro anos de obras

2I2BVNFIBRIESFOP5FMV6ZCVNA-626x400 Relógio do Big Ben será exibido no Ano Novo após quase quatro anos de obras

Os mostradores do relógio do Big Ben, em Londres, emergirão de uma mortalha de andaimes a tempo para que o relógio mundialmente famoso cumpra sua função anual mais importante: soar no Ano Novo para milhares nas ruas de Londres e outros milhões assistindo na televisão.

A torre do relógio das Casas do Parlamento da Grã-Bretanha ficou escondida por três anos e meio enquanto centenas de artesãos consertavam a alvenaria, substituíam a metalurgia e repintavam e regravam na maior restauração desde sua construção, em 1859.

Nick Sturge, gerente de projetos especiais de Sir Robert McAlpine, disse que remover o andaime foi um “marco enorme” na restauração de 79,7 milhões de libras (mais de R$ 600 milhões).

Na segunda-feira (22) a equipe da McApline iniciou o processo de desmontagem do andaime, tarefa que levará meses.

No Ano Novo, o público verá os quatro mostradores do relógio com a maior parte dos andaimes removidos da fachada, disse Sturge à Reuters.

O trabalho inclui a substituição de todos os painéis nas faces do relógio por vidro soprado à mão, disse ele, e os ponteiros, numerais e outros detalhes foram repintados de azul brilhante em vez do preto que há muito é familiar aos londrinos.

Sturge disse que uma aquarela antiga mostrava um esquema de cores azul, o que foi confirmado por analistas de tintas que descobriram que a primeira camada era azul da Prússia.

Os emblemas florais das quatro partes do Reino Unido – cardo, trevo, alho-poró e rosa – foram repintados nas cores do projeto original de Charles Barry para a torre, que foi renomeada em homenagem à Rainha Elizabeth em 2012.

A véspera de Ano Novo marcará a última vez que o Grande Sino, que é a origem do nome Big Ben, toca antes que os sinos retomem seu padrão familiar de tocar a cada trimestre na primavera.

As 12 badaladas que marcarão a virada do ano serão movidas por um motor elétrico antes que o mecanismo original seja reconectado na primavera.

Alex Jeffrey, um dos três relojoeiros do Palácio de Westminster, disse que o relógio foi transportado para Cumbria, no norte da Inglaterra, para ser desmontado e reconstruído.

Ele disse que o relógio era composto por mais de mil peças, todas restauradas às especificações e cores originais.

O relógio inteiro, incluindo todas as peças dos ponteiros, às rodas e engrenagens, pesa mais de 11 toneladas e meia, disse Jeffrey à Reuters em uma sala atrás do mostrador do relógio.

O único mostrador que mostra a hora em que o andaime desce é elétrico, mas todos os quatro mostradores serão acionados pelo relógio original movido à gravidade novamente na primavera.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar