Paraíba

Moradores registram chuva de granizo na região do Cariri da Paraíba

85a1469a-0b92-423d-a9a0-5792dcbe47a6 Moradores registram chuva de granizo na região do Cariri da ParaíbaVídeos feitos por moradores da região do Cariri paraibano registraram chuva de granizo, na tarde desta quarta-feira (12), no município de Assunção. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa-PB), esse fenômeno também aconteceu no Sertão do estado e Curimataú, nas cidades de Soledade e Juazeirinho, região onde chuvas intensas são provocadas normalmente durante este período do ano (confira no vídeo acima).

Nas imagens, é possível perceber que a água cai no solo em seu estado físico sólido, em formato de pequenas bolas de gelo. Conforme a Aesa, o granizo se formou a partir de uma nebulosidade chamada Cumulonimbus (CB). Esse tipo de nuvem é comum ocorrer na região do semiárido paraibano, especialmente nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro.

Segundo Carmem Becker, meteorologista da Aesa, na linguagem popular dos sertanejos, essa nebulosidade chama-se “torre”, porque é uma nuvem que se desenvolve verticalmente, com bastante intensidade e se forma em curto intervalo de tempo e é bastante forte.

“Essas nuvens provocam pancadas de chuva, na maioria das vezes, fortes, com raios e trovões e, em alguns casos, há precipitação de granizo”, afirmou Becker.

O que provoca essas nuvens

De acordo com Carmen, essa formação rápida das nuvens de desenvolvimento vertical acontece, principalmente, pela alta humidade presente no ar e, também, pelas altas temperaturas registradas. A combinação desses dois fatores ocasionam essas nuvens, geralmente formadas no período da tarde e noite, mas não são muito duradouras.

G1

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar