Mundo

EUA anunciam sanções contra áreas separatistas da Ucrânia

2022-02-21t200155z-2006098252-rc2jos95f3oh-rtrmadp-3-ukraine-crisis-recognition-putin-address-decree_1-599x400 EUA anunciam sanções contra áreas separatistas da Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, irá assinar uma ordem executiva com sanções contra os territórios ucranianos de Luhansk e Donetsk, informou nesta segunda-feira (21) a Casa Branca.

Em um comunicado, a porta-voz do governo Biden, Jen Psaki, afirmou que a decisão proibirá novos investimentos, comércio e financiamento americano nas duas províncias separatistas.

Nesta segunda, os dois territórios do leste ucraniano foram reconhecidos pelo presidente russo, Vladimir Putin, como independentes.

“Previmos um movimento como esse da Rússia e estamos prontos para responder imediatamente”, escreveu Psaki em nota.

Esta movimentação é mais um passo que ajuda a incendiar a crise naquela parte do leste europeu.

“Também anunciaremos, em breve, medidas adicionais relacionadas à flagrante violação de hoje dos compromissos internacionais da Rússia”, afirmou Psaki.

A secretária de imprensa reforçou que além das sanções contra os territórios separatistas, que os EUA anunciarão “em breve” medidas adicionais contra a Rússia.

A retaliação econômica será “rápida e severa” e é preparada em coordenação com aliados e parceiros caso a Rússia invada a Ucrânia.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar