Empregos

Paraíba tem quarto pior percentual do país de empregados com carteira assinada, diz IBGE

carteira-de-trabalho Paraíba tem quarto pior percentual do país de empregados com carteira assinada, diz IBGEA Paraíba apresentou no quarto trimestre de 2021 a quarta pior taxa do país de trabalhadores empregados com carteira assinada no setor privado. O índice de 54,9% também foi o terceira pior do Nordeste, ficando na frente apenas do Piauí, com 48,6%, e Maranhão, com 5%. Os números são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta quinta-feira (24), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O levantamento mostra também que a taxa de desocupação se manteve em estabilidade na Paraíba entre os terceiro trimestre e o quatro trimestre de 2021, saindo de 14,5% para 13%.

No 4° trimestre de 2021, a taxa composta de subutilização da força de trabalho (percentual de pessoas desocupadas, subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas e na força de trabalho potencial em relação à força de trabalho ampliada) foi de 36% na Paraíba, a sexta maior do país. As cinco piores são de estados do Nordeste: Piauí (42,8%) apresentou a maior taxa, seguido por Maranhão (40,5%) e Sergipe (39,6%).

O percentual da população ocupada na Paraíba trabalhando por conta própria foi de 30,7%, acima da média nacional de 27,1%. Os maiores percentuais ficaram com as regiões Norte (33,9%) e Nordeste (30,5%).

A taxa de informalidade no 4° trimestre de 2021 ficou em 52,6% da população ocupada da Paraíba, a sexta melhor do Nordeste e a oitava melhor taxa do país. As maiores taxas ficaram com Pará (62,7%), Maranhão (59,4%) e Amazonas (58,7%) e as menores, com Santa Catarina (27,3%), São Paulo (31,2%) e Rio Grande do Sul (33,0%).

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar