‘Fantasma de Kiev’: o suposto piloto das Forças Armadas ucranianas que pode ter abatido aviões russos
Ás de verdade ou apenas propaganda? O perfil do Estado Maior das Forças Armadas da Ucrânia publicou nesta sexta-feira (11) uma foto que seria do “Fantasma de Kiev”, um piloto que teria derrubado mais de seis aviões russos, segundo rumores que circulam na rede.
Desde o início da invasão dos russos ao território da Ucrânia existem especulações sobre a existência ou não do “Fantasma de Kiev”, até mesmo em perfis oficiais do governo ucraniano. O personagem tem sido celebrado pelos usuários de redes sociais.
“Olá, vilão russo, estou voando pela sua alma – Fantasma de Kiev”, diz mensagem postada junto à foto do piloto pelo órgão ucraniano. A postagem teve mais de 7 mil compartilhamentos até a última atualização desta reportagem.
Por ora, não há indícios concretos de que o piloto exista, e há a hipótese de que seja apenas uma peça de propaganda para motivar os ucranianos em sua resistência contra a invasão.
Vídeo do ‘Fantasma’ em ação é fake
O Fato ou Fake comprovou que um dos vídeos atribuído ao piloto era falso. As imagens que circulavam na rede mostravam um caça abatendo outro no ar, com legendas citando o personagem.
No entanto, as imagens do vídeo viral são de um jogo de simulação de voo chamado Digital Combat Simulator (DCS). A informação foi confirmada pela fabricante do jogo, Eagle Dynamics, à Reuters.