População aprova e participa de mutirão de limpeza nos Rios Paraíba e Sanhauá
Os moradores da comunidade Porto do Capim participaram ativamente e aprovaram o mutirão de limpeza nos Rios Paraíba e Sanhauá, promovido pelo programa ‘Rios + Limpos’. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de João Pessoa, Governo do Estado, Ministério do Meio Ambiente (MMA) e voluntários. O objetivo da ação é o cuidado com o meio ambiente e a conscientização da população em relação à educação ambiental.
Para a moradora do Porto do Capim, Rayssa Holanda, a ação está dando um pontapé inicial, dando os primeiros passos para a limpeza dos rios. “É um sonho que a comunidade e as representações sempre tiveram, desejo e vontade, só nos faltou pernas, recursos, tanto humanos, quanto também de estrutura. Então assim, a gente entende como pontapé inicial para uma ação que venha trazer uma durabilidade e também resgatar essa questão do rio, de limpeza. Enfim, a gente entende essa ação importante pois a gente pode também reativar e fomentar os pescadores da localidade”, disse.
É assim que pensa também a presidente da Associação de Mulheres, Rossana Holanda. “Como representante da comunidade, queremos parabenizar todos os envolvidos. Essa ação está sendo iniciada pelo poder público, mas nós que seremos os mais beneficiados. Esse é o início para que a gente avance. O Porto do Capim resiste e existe”, destacou.
O programa promove uma união de órgãos ambientais como o Ministério da Saúde, a Sudema e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, além de voluntários e de moradores das comunidades para um grande mutirão de coleta manual de lixo jogado às margens dos rios. Estão previstas ações como esta ao longo dos rios Sanhauá e Paraíba.
O secretário municipal do Meio Ambiente, Welison Araújo Silveira, revelou que a ação, inicialmente, seria com um grupo menor, mas em conjunto com o Governo Federal e comunidade local, se tornou algo muito maior. “A sociedade tem contribuído com o bem coletivo, que é o meio ambiente. Nós temos que cuidar do Porto do Capim, nos rios. Nós estamos engajados nesse projeto com o sentimento de melhorar nossa cidade”, contou.
Os participantes do mutirão são divididos em grupos e atuam na limpeza dos rios em embarcações (caiaques e canoas), incluindo as margens dos rios e dos trilhos do trem. A ação acontece entre a Ponte do Baralho – divisa da cidade com João Pessoa – até a comunidade do Porto do Capim, que concentra maior quantidade de resíduos.
O lançamento do programa contou com a presença do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena e diversas autoridades. Além deles, teve apresentação cultural, com o sanfoneiro Mô Lima e Ala Ursa do Roger.
Rios+Limpos – Lançado em 2021 pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa tem o objetivo de contribuir com a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico no país, a partir da disponibilização de dados sobre a qualidade das águas e efluentes em uma plataforma digital. Através dessa iniciativa, o Governo Federal espera oferecer mais transparência aos usuários, gerar incentivos para melhorias operacionais e aprimorar ações de fiscalização pelos órgãos ambientais e agências reguladoras, com instrumentos para verificação das metas de desempenho.
ClickPB