Brasil

Bolsonaro diz que brasileiros relaxaram com vacina e só tomaram da Covid

jair-bolsonaro-490b420eedb7102160bc52f2c8df4def-670x400 Bolsonaro diz que brasileiros relaxaram com vacina e só tomaram da Covido-presidente-jair-bolsonaro- Bolsonaro diz que brasileiros relaxaram com vacina e só tomaram da Covid

O presidente Jair Bolsonaro (PL) cobrou a vacinação dos brasileiros contra algumas doenças durante sua live semanal transmitida nesta quinta (7) e disse que essas imunizações ficaram esquecidas em meio à pandemia da Covid-19.

“O pessoal está relaxando, não está tomando vacina. Recomendo a todos tomarem essas vacinas”, afirmou.

Bolsonaro citou as vacinas de BCG, que protege contra a tuberculose; pentavalente, que combate difteria, tétano, coqueluche e uma bactéria que causa sintomas similares à gripe; febre amarela; hepatites e poliomielite — que teve baixa taxa de vacinação recentemente e pode causar paralisia infantil.

Entretanto, o chefe do Executivo também questionou novamente a eficácia da imunização contra a Covid.

“De 2019 para cá, o pessoal deixou de tomar essa vacina, tomou-se muito mais a vacina contra a Covid do que essas outras que estão comprovadas cientificamente que são importantes para nossa saúde”, disse.

Todas as vacinas contra a Covid disponíveis no Brasil são seguras e eficazes, e tiveram seu uso autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Elas têm sido essenciais para a redução no número de mortes e internações pela doença, segundo entidades nacionais e internacionais de promoção da saúde.

Algumas possuem registro definitivo e outras são de uso emergencial, modalidade adotada pelas agências regulatórias para permitir determinados produtos em caráter provisório e por um tempo determinado. Isso não significa que as vacinas não tenham comprovação científica, mas que a decisão é tomada com base em análises preliminares dos testes clínicos, dada a urgência de uma pandemia global.

Bolsonaro afirma ainda não ter tomado nenhuma dose contra o coronavírus e virou motivo de chacota internacional por atender a uma reunião da ONU (Organização das Nações Unidas) sem o ciclo completo de imunização.

FOLHAPRESS

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar