Mundo

Zelensky demite funcionários do seu governo por “colaboração” com a Rússia

hypatia-h_80aad98778f7de9687784342b74bdadc-h_a0f75d580adeb68b31002ce18999efc6 Zelensky demite funcionários do seu governo por “colaboração” com a RússiaO presidente ucraniano Volodymyr Zelensky demitiu duas figuras importantes em seu governo, questionando suas qualidades de liderança e acusando muitos de seus subordinados de traição e colaboração com a Rússia.

“Hoje tomei a decisão de remover o procurador-geral do cargo e demitir o chefe do Serviço de Segurança da Ucrânia”, disse Zelensky em seu discurso noturno em vídeo.

Os dois funcionários demitidos são a procuradora-geral Iryna Venediktova e o chefe do Serviço de Segurança do Estado (SBU), Ivan Bakanov, um associado de longa data do presidente.

Zelensky disse que muitos funcionários de ambos os departamentos são suspeitos de traição.

“Até hoje, 651 processos criminais foram registrados sobre atividades de traição e colaboração de funcionários de promotorias, órgãos de investigação pré-julgamento e outras agências de aplicação da lei”, disse ele.

“Em particular, mais de 60 funcionários do Ministério Público e do Serviço de Segurança da Ucrânia permaneceram no território ocupado e estão trabalhando contra nosso Estado”.

Explicando sua decisão de remover Venediktova e Bakanov, Zelensky disse: “Tal série de crimes contra os fundamentos da segurança nacional do Estado e as conexões detectadas entre os funcionários das forças de segurança da Ucrânia e os serviços especiais da Rússia representam perguntas muito graves para a relevância da liderança. Cada uma dessas perguntas receberá uma resposta adequada.”

O ex-chefe da Direção Principal do Serviço de Segurança na Crimeia também foi detido por suspeita de traição, disse ele.

“Todos, que junto com ele fizeram parte de um grupo criminoso que trabalhou no interesse da Federação Russa, também serão responsabilizados. Trata-se da transferência de informações secretas para o inimigo e outros fatos de cooperação com os serviços especiais russos.”

Altos funcionários do SBU no sul da Ucrânia foram responsabilizados pela facilidade com que as forças russas conseguiram capturar grandes áreas do sul dentro de uma semana após a invasão.

Zelensky indicou que haveria mais ações.

“As ações específicas e qualquer inação de cada funcionário do setor de segurança e das agências de aplicação da lei serão avaliadas. A fiscalização correspondente das agências de aplicação da lei já deu os primeiros resultados e será continuada.”

Zelensky também disse que o primeiro-ministro seria encarregado de intensificar a busca por um novo chefe do Departamento Nacional Anticorrupção.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar