Mundo

Coreia do Norte dispara dois mísseis de cruzeiro em direção ao mar

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI730O7-FILEDIMAGE Coreia do Norte dispara dois mísseis de cruzeiro em direção ao marCoreia do Norte disparou dois mísseis de cruzeiro da cidade de Onchon, na costa oeste do país, nesta quarta-feira (17), informou uma fonte militar sul-coreana. Segundo a agência de notícias Yonhap, os projetis foram atirados em direção ao mar ao longo de sua costa oeste.

A fonte acrescentou que as autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos estão analisando detalhes do voo dos mísseis, incluindo o seu alcance.

Os lançamentos acontecem um dia depois de Seul e Washington iniciarem uma temporada de exercícios conjuntos preliminares, que acontecem de 22 de agosto a 1º de setembro.

Os dois aliados reduziram as atividades militares combinadas nos últimos anos em virtude da Covid-19 e como uma tentativa de diminuir as tensões com o Norte, que acusou os exercícios de serem um ensaio para invasão.

Enquanto isso, o Pentágono disse na terça-feira (16) que os EUA, a Coreia do Sul e o Japão participaram de um exercício de defesa contra mísseis balísticos na costa do Havaí na semana passada – os primeiros exercícios desse tipo desde 2017, quando as relações entre Seul e Tóquio atingiram o menor nível em anos.

Embora Pyongyang não tenha realizado um teste de mísseis por dois meses, já que o país estava lutando contra um surto de corinavírus, norte foi observado, no entanto, se preparando para um possível teste nuclear, que seria o primeiro desde 2017.

Em um comunicado à imprensa separado feito pelo Norte na quinta-feira (11), a irmã de seu líder Kim Jong Un culpou panfletos de propaganda sul-coreanos encontrados perto da fronteira por causar o surto de coronavírus e prometeu uma “retaliação mortal” contra o Sul.

Apesar de tais advertências, o presidente sul-coreano Yoon Suk-yeol reiterou nesta quarta-feira que está disposto a fornecer ajuda econômica à Coreia do Norte se ela encerrar o desenvolvimento de armas nucleares e iniciar uma desnuclearização.

CNN

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar