Cidades

Secretaria de Comunicação informa sobre Censo 2022 que está acontecendo em Monteiro

censo Secretaria de Comunicação informa sobre Censo 2022 que está acontecendo em MonteiroO IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) iniciou a coleta de dados do Censo 2022 nos 5.570 municípios do país. Em Monteiro a primeira etapa, que consiste na aplicação dos questionários, deve ser concluída em aproximadamente três meses.

De acordo com informações do IBGE, todos os profissionais que estão trabalhando na coleta de dados nos próximos meses passaram por um extenso treinamento para aprender sobre as funcionalidades dos aparelhos e também sobre cada questionário que será aplicado.

Neste sentido, a Secretaria de Comunicação do município de Monteiro pede a população que receba os profissionais respondendo as questões, e informa que os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). “Caso as pessoas sintam necessidade, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE (respondendo.ibge.gov.br) ou pelo telefone 0800 721 8181”, informa o secretário Fred Menezes.

Em 2022 estão sendo aplicados dois tipos de questionário: o básico, com 26 quesitos, leva em torno de 5 minutos para ser respondido. Já o questionário ampliado, com 77 perguntas e respondido por cerca de 11% dos domicílios, leva cerca de 16 minutos.

A Secom informa ainda que, caso os moradores da casa não estejam no momento da pesquisa, neste ano o questionário pode ser respondido também por telefone e pela internet. Agentes da Central de Atendimento ao Censo (0800 721 8181) responderão dúvidas, prestarão auxílio conceitual e operacional no preenchimento do questionário via internet e, mediante autorização, poderão preencher o questionário em entrevista.

Importância do Censo

“É por meio do Censo 2022 que saberemos quantos somos, como somos e de que forma vivemos nas áreas urbanas e rurais do país”, indica o IBGE. A estimativa do instituto é de que a população brasileira some em torno de 215 milhões de habitantes. No último levantamento, em 2010, o país tinha 190,8 milhões de habitantes.

De acordo com o IBGE, os resultados do levantamento revelam as tendências e os parâmetros sobre nascimentos, mortes e migração, indispensáveis para a elaboração de projeções, estimativas populacionais e políticas públicas específicas.

O censo é, também, a única fonte de referência nacional para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios, com detalhamento por divisões administrativas de cada prefeitura e, ainda, por áreas urbanas e rurais.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar