Mundo

Trump se recusa a responder interrogatório para procuradora-geral de Nova York

WhatsApp-Image-2022-08-11-at-06.51.15-600x400 Trump se recusa a responder interrogatório para procuradora-geral de Nova York

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (10) que se recusou a responder perguntas durante uma aparição diante o procurador-geral do estado de Nova York em uma investigação civil sobre as práticas comerciais de sua família.

“Recusei-me a responder às perguntas sobre os direitos e privilégios concedidos a todos os cidadãos sob a Constituição dos Estados Unidos”, disse Trump em comunicado.

A Quinta Emenda da Constituição oferece proteção contra a autoincriminação.

ap22218101296820 Trump se recusa a responder interrogatório para procuradora-geral de Nova York

A procuradora-geral do Estado de Nova York, Letitia James, está investigando se a Trump Organization inflou os valores dos imóveis. Trump e dois de seus filhos adultos, Donald Trump Jr. e Ivanka Trump, lutaram para evitar testemunhar, mas perderam.

A procuradora disse que sua investigação descobriu evidências significativas de que a Trump Organization, que administra hotéis, campos de golfe e outros imóveis, exagerava os valores dos ativos para obter empréstimos favoráveis e subestimava os valores para obter incentivos fiscais.

Trump, um republicano, negou irregularidades e chamou a investigação de Nova York de motivação política. James é uma democrata.

2022-08-10t100105z-1582903565-rc2tpt81872k-rtrmadp-3-usa-trump-records Trump se recusa a responder interrogatório para procuradora-geral de Nova York

“Uma vez eu perguntei: ‘Se você é inocente, por que está aceitando a Quinta Emenda? se tornaram alvos de uma caça às bruxas infundada e politicamente motivada, apoiada por advogados, promotores e a mídia de notícias falsas, você não tem escolha.”

Ele acrescentou: “Se havia alguma dúvida em minha mente, a invasão de minha casa, Mar-a-Lago, na segunda-feira pelo FBI, apenas dois dias antes deste depoimento, eliminou qualquer incerteza. a atual administração e muitos promotores neste país perderam todos os limites morais e éticos da decência.”

O FBI vasculhou a propriedade de Trump na Flórida na segunda-feira, uma escalada da investigação federal sobre se ele removeu ilegalmente registros da Casa Branca quando estava deixando o cargo em janeiro de 2021.

ap22221039949433 Trump se recusa a responder interrogatório para procuradora-geral de Nova York

 

Uma porta-voz da procuradora não respondeu imediatamente a um pedido de comentário, nem um advogado de Trump.

Trump levantou o punho ao deixar a Trump Tower na manhã de quarta-feira, vestindo um terno azul com um broche de bandeira na lapela, antes de seguir para o escritório do procurador-geral em Manhattan. Policiais da cidade de Nova York e funcionários do Serviço Secreto ficaram de guarda quando a carreata que transportava Trump chegou.

2022-08-10t143646z-1-lwd775610082022rp1-rtrwnev-e-7756-usa-trump-new-york-update Trump se recusa a responder interrogatório para procuradora-geral de Nova York

“Não fiz nada de errado, e é por isso que, após cinco anos de busca, os governos federal, estadual e local, juntamente com a mídia de notícias falsas, não encontraram nada”, disse Trump em seu comunicado. O depoimento não é público.

G1

Etiquetas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar