Mundo

Ucrânia diz que Rússia roubou energia da usina nuclear de Zaporizhzhia

tagreuters.com2022binary_LYNXMPEI770M6-FILEDIMAGE Ucrânia diz que Rússia roubou energia da usina nuclear de ZaporizhzhiaRússia desviou a energia da usina nuclear de Zaporizhzhia, no sul da Ucrânia, para uma subestação transformadora na Crimeia ocupada pelos russos, depois de ter sido impactada por explosões em um depósito de munição, disse uma autoridade ucraniana.

“Você deve entender que eles roubaram da central nuclear de Zaporizhzhia para enviar eletricidade para a Crimeia através de Dzhankoi (onde Maiskoye está localizada)”, disse Mykhailo Podolyak, conselheiro do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em entrevista televisionada nesta terça-feira (16).

“Acho e acredito que isso é retribuição Cármica. Tudo o que é roubado não traz riqueza”, acrescentou.

CNN não pôde verificar de forma independente a afirmação de Podolyak de que a energia da usina Zaporizhzhia estava sendo desviada para a Crimeia via Dzhankoi.

Podolyak disse que as explicações de Moscou para as explosões no depósito de munição na vila da Crimeia de Maiskoye, bem como as explosões em uma base aérea na Crimeia na terça-feira passada, sugeriram que os militares russos estavam enviando funcionários “não treinados” para alguns locais.

A série de explosões na base aérea de Novofedorivka, na costa oeste da Crimeia, destruiu pelo menos oito aeronaves militares russas, mostraram imagens de satélite analisadas pela CNN.

As explosões mataram uma pessoa e feriram 14, de acordo com o Ministério da Saúde da Crimeia.

O Ministério da Defesa russo disse que o incidente foi causado pela detonação acidental de munição. A Ucrânia não confirmou definitivamente que foi responsável por um ataque à base aérea.

Etiquetas

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar