Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica será neste sábado em Monteiro
Sábado é dia de vacinar seu cão ou gato contra a raiva. A imunização será oferecida em todas as Unidades de Saúde da Família da zona urbana além de um ponto no prédio que funciona a Vigilância em Saúde, a partir das 08h da manhã para atender os cuidadores dos animais, como parte da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.
A Vigilância em Saúde orienta os moradores a vacinarem os cães e gatos por ser a principal medida de prevenção contra a raiva. Eles informaram ainda que animais com mais de três meses já podem receber a vacina e que animais doentes não poderão ser vacinados.
Durante a vacina será ofertada a carteirinha de vacinação animal, para que os donos e cuidadores possam ter o controle da imunização. A meta é imunizar pelo menos 5 mil pets. Na zona rural a vacinação tem início no dia 25 e se encerra no dia 06 de outubro, conforme calendário abaixo.
Animais com temperamento agressivo devem estar com focinheira. Sintomas como dores no local vacinado, febre e comportamento mais quieto do animal podem ocorrer por até 36h após a aplicação. As vacinas são repassadas pelo Ministério da Saúde, responsável pela aquisição.
A raiva é uma doença que compromete o sistema nervoso humano, sendo incurável e com índice de letalidade próximo a 100%. É uma zoonose viral e todos os mamíferos estão suscetíveis ao vírus da raiva, podendo transmiti-la. Mas cães, gatos e morcegos são os principais transmissores. A vacina é a única maneira de controlar a doença.
Caso uma pessoa seja mordida por um desses animais, deve lavar o local machucado imediatamente, com água e sabão. Ao mesmo tempo, deve-se procurar a unidade de saúde mais próxima, onde receberá os primeiros cuidados e será encaminhada para uma das unidades específicas que funcionam como pólo de profilaxia da raiva.
Se possível, isolar o animal por 10 dias, para ver o grau de manifestação da doença, e informar se tem dono e o endereço onde habita.