Após expectativa de possível autorização, brasileiros ficam de fora da 6ª lista de cidadãos que podem deixar Gaza
Multidão aguarda na fronteira de Rafah, em Gaza, antes das evacuações esperadas
Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza em meio à guerra de Israel estão fora da 6ª lista de nacionalidades que receberam autorização para deixar o território nesta quarta-feira (8), segundo a embaixada do Brasil na Palestina.
Ao todo, 34 pessoas pediram ao governo brasileiro para serem repatriadas. São 24 brasileiros e 10 palestinos familiares próximos que aguardam aval para saída de Gaza pela passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
Nesta nova leva, 601 pessoas dos seguintes países foram contempladas:
- Ucrânia: 228 estrangeiros;
- Filipinas: 107 estrangeiros;
- Estados Unidos: 100 estrangeiros;
- Alemanha: 75 estrangeiros;
- Romênia: 51 estrangeiros;
- Canadá: 40 estrangeiros.
Até o momento, aproximadamente 3.432 pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza:
- 1ª lista: cerca de 480 estrangeiros;
- 2ª lista: 576 estrangeiros;
- 3ª lista: 571 estrangeiros;
- 4ª lista: 599 estrangeiros;
- 5ª lista: 605 estrangeiros;
- 6ª lista: 601 estrangeiros.
Expectativa de saída de Gaza
Brasileiros que aguardam repatriação em Gaza afirmam terem sido avisados que poderiam atravessar a fronteira com o Egito nesta quarta-feira (8). A informação foi repassada à CNN por dois integrantes do grupo que aguarda a repatriação em Rafah e em Khan Younis.
“A Embaixada nos mandou mensagem dizendo que é para ficar atentos que a gente pode sair daqui até amanhã [nesta quarta-feira]”, disse Alajrami Ahmed, que está em Rafah.
O comerciante Hasan Rabee – que está em Khan Younis – também confirma ter sido comunicado da possibilidade e pediu orações. “Acabei de receber notícia que grande chance (de) a gente viajar amanhã [nesta quarta-feira]. Reza para gente”, escreveu nas redes sociais.
O Itamaraty, no entanto, ainda não confirma da data.
Na semana passada, o chanceler de Israel disse ao ministro Mauro Vieira que os brasileiros poderiam sair até esta quarta-feira. Porém, a 6ª lista divulgada não trouxe nomes de brasileiros, e o governo brasileiro decidiu não dar previsão por não ter nenhum controle sobre o momento da decisão de saída.
Quando a autorização acontecer, um ônibus buscará famílias que estão em Khan Yunis para levá-los até a passagem de Rafah, onde um outro grupo de brasileiros já aguarda a liberação.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) está no Cairo esperando para fazer o voo de volta ao Brasil.
CNN Brasil