Brasil

Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica à Saúde é Destaque na 9ª Edição da Revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS.

Implantacao-do-Cuidado-Farmaceutico- Implantação do Cuidado Farmacêutico na Atenção Básica à Saúde é Destaque na 9ª Edição da Revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS.A 9ª edição da revista Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS foi lançada no III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, em Foz do Iguaçu, na última quinta-feira (07/11), durante a palestra “20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica”, conduzida por Marco Aurélio Pereira, diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Neste evento o Farmacêutico e idealizador do projeto de Implantação do Cuidado Farmacêutico na atenção básica à saúde integrado à rede de atenção em Monteiro, Francisco Xavier Nery Guimarães, abordou com maestria o tema e levou conhecimento para jovens profissionais da saúde, destacando a importância de um serviço como esse, com foco em atender pacientes com múltiplas condições crônicas e polifarmácia, dando a eles uma qualidade de vida e a orientação e uso do medicamento da forma correta.

O projeto técnico teve início no segundo semestre de 2022, em parceria com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e (Ministério da Saúde MS). A conscientização dos gestores e da equipe de saúde foi realizada por meio de reuniões. O farmacêutico dedicou 20% de sua carga de trabalho ao atendimento clínico na UBS VIII, UBS IX e CEMAM. A seleção dos pacientes priorizou aqueles com doenças crônicas não controladas e polifarmácia. As consultas foram agendadas por meio de busca ativa, demanda espontânea e encaminhamentos.

O projeto resultou em 82 consultas, sendo 64 primeiras consultas e 18 retornos, predominantemente pacientes com idade entre 40 e 80 anos e com ensino fundamental incompleto. A análise revelou uma alta prevalência de Problemas Relacionados à Farmacoterapia (PRF), sendo 36% relacionados à necessidade, 25% à efetividade, 25% à adesão e 14% à segurança. As intervenções mais comuns foram orientação e aconselhamento (62%), seguidas de encaminhamento para outros profissionais (13%) e ajustes na farmacoterapia (10%). As principais queixas foram hipertensão, diabetes tipo II e dislipidemia. Observou-se que, após as primeiras consultas, os pacientes demonstraram melhora no controle de suas condições de saúde.

Para o Farmacêutico e idealizador do projeto, Francisco Xavier Nery Guimarães, a implantação da assistência farmacêutica em Monteiro demonstrou eficácia no manejo das DCNT e na resolução de FRPs, melhorando o controle das condições de saúde dos pacientes. Este trabalho destaca a importância do farmacêutico no cuidado centrado no paciente e sua integração com a equipe de saúde. A abordagem inovadora contribui para a prática farmacêutica e sugere que pesquisas futuras explorem a aplicação desse modelo em diferentes contextos regionais e sua sustentabilidade a longo prazo.
Para saber mais sobre a revista, acesse o link : https://admin.cff.org.br/src/uploads/publicacao/arquivo/d43db142f12edbdfed3632bd8c428d182a0975c2.pdf

O Pipoco

Jornalismo sério com credibilidade. A Verdade nunca anda sozinha. Apresentaremos fatos num jornalismo investigativo e independente. Com o único compromisso de mostrar para Você, Cidadão, o que acontece nos bastidores da Política; da Administração e Outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar