Datafolha: 29% dos eleitores de Bolsonaro são de esquerda; Lula tem 23% de direita
Mais de um quarto do eleitorado que pretende votar no presidente Jair Bolsonaro (PL) na eleição deste ano é de esquerda, segundo dados de pesquisa do instituto Datafolha, divulgados nesta segunda-feira (6) pelo jornal “Folha de S.Paulo”. Já o ex-presidente Lula (PT) , que lidera as pesquisas eleitorais, tem 23% de apoiadores do outro lado do campo ideológico: ou de direita ou de centro-direita.
Os dados são do último levantamento do instituto, feito de modo presencial com 2.556 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 25 e 26 de maio. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O instituto classificou os entrevistados nos campos ideológicos com base em perguntas sobre temas que separam as visões de mundo — drogas, armas, criminalidade, migração, homossexualidade, leis trabalhistas, papel do Estado e impostos.
Segundo o Datafolha, o eleitorado do Lula está dividido da seguinte forma:
Eleitorado de Lula
- Direita: 4%
- Centro-direita: 19%
- Centro: 18%
- Centro-esquerda: 36%
- Esquerda: 23%
O do presidente Bolsonaro, por sua vez, está dividido assim:
Eleitorado de Bolsonaro
- Direita: 21%
- Centro-direita: 33%
- Centro: 17%
- Centro-esquerda: 22%
- Esquerda: 7%
O instituto apontou que o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que aparece em terceiro lugar nas pesquisas, também tem eleitores de todos os campos ideológicos.
Eleitorado de Ciro
- Direita: 5%
- Centro-direita: 22%
- Centro: 16%
- Centro-esquerda: 33%
- Esquerda: 25%
Esquerda cresce e direita diminui, segundo pesquisa
Pesquisa do instituto publicada no sábado (4) apontou que a identificação dos brasileiros com o espectro ideológico de esquerda cresceu para 49%, ante 41% apurado no último levantamento, realizado em 2017.
A pesquisa apontou os seguintes resultados:
- 49% dos entrevistados se identificam com a esquerda; eles dividem-se da seguinte forma: 17% de esquerda e 32% de centro-esquerda
- 17% dos entrevistados se identificam com o centro
- 34% se identificam com a direita; eles dividem-se da seguinte forma: 9% de direita e 24% de centro-direita
- Em 2017, quando foi realizado o levantamento anterior, 41% disseram se identificar com a esquerda, e 40%, com a direita.
G1