Terremoto atinge norte do Japão, mas alerta de tsunami não é acionado
Um forte terremoto atingiu nesta quinta-feira (16) a ilha de Hokkaido e a província de Aomori, no norte do Japão. Não houve informações sobre graves danos em um primeiro momento e a agência meteorológica do país (JMA, na sigla em inglês) não ativou o alerta de tsunami.
O terremoto de magnitude 5,3 aconteceu às 14h21 locais (2h21 de Brasília) e seu epicentro foi a cerca de 10 km de profundidade, segundo a JMA, na baía de Uchiura, próximo da cidade de Hakodate, no extremo sul de Hokkaido.
Hakodate tem aproximadamente 270 mil habitantes e registrou intensidade 6 na escala japonesa. Essa escala vai até 7 e tem como medição as áreas afetadas, não a intensidade do tremor.
Algumas localidades de Aomori, a província mais ao norte da ilha de Honshu, como Oma e Kazamaura, registraram intensidade 4 na escala japonesa.
As autoridades do país asiático não informaram até o momento se ocorreram danos significativos em edificações e infraestruturas. Até o momento, não há interrupções no fornecimento de água e energia em Hokkaido, segundo a emissora pública “NHK”.
O Japão está localizado sobre o chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos com relativa frequência, por isso a infraestrutura do país é desenvolvida para suportar tremores.
G1