Prefeita Lorena assina termo de parceria para implantação do Pacto Cariri Sustentável em parceria com fundação holandesa
A Prefeita de Monteiro, Anna Lorena, participou na manhã desta sexta-feira, 30, da 2ª reunião alusiva à implantação do Pacto Cariri Sustentável, iniciativa em prol do comércio sustentável na região em parceria com a Fundação IDH, de origem holandesa.
Nesta reunião, inclusive, foi assinado o termo de parceria entre as diversas entidades governamentais e associativistas envolvidas e a Fundação IDH.
Participaram da reunião, além da prefeita Anna Lorena, as secretárias de Cultura e Turismo Christianne Leal, de Saúde Ana Paula Oliveira, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Erinaldo Chôva, os vereadores Cícero do Mulungu, Cajó Menezes e Juraci Conrado, o atual presidente do CMDRS Valdenício Herculano, além de representantes da gerência regional do ODE no Cariri, líderes comunitários, presidentes de associações e imprensa local.
A Fundação IDH conecta produtores rurais, governos, empresas, sociedade civil e outras organizações em parcerias público-privadas, com poder de planejar, implementar e ampliar intervenções que apoiam a intensificação da produção agropecuária, a conservação dos recursos naturais e a inclusão de cadeias de pequenos produtores nos sistemas comerciais. O trabalho é feito a partir de uma abordagem territorial, com compromissos para Produção, Preservação e Inclusão, que busca promover a gestão e o desenvolvimento sustentável de longo prazo com diferentes frentes de atuação.
De acordo com os representantes da Fundação, já existe um financiamento para estar no território do Cariri paraibano construindo e atingindo metas durante cinco anos, com possibilidade de prorrogação do prazo como já registrado no Mato Grosso, no Pará e no Maranhão.
A iniciativa começa por Monteiro, porém, com estratégias abrangentes aos municípios ao redor.
Após a apresentação das metas, foi apresentada também a carta de intenção para que os signatários desse pacto assumissem o compromisso com as metas, que foi assinada pelos integrantes pré-determinados da iniciativa e depois foi servido um coffee break aos presentes.