Estudantes e Docentes do IFPB campus Monteiro participam do 5º SIMPIF
O campus Monteiro marcou a sua participação no 5º Simpósio de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, que ocorreu no Intermares Hall, Cabedelo – PB, nos dias 22 e 24 de novembro. A caravana do campus pôde conferir diversas apresentações e mostras de trabalhos, palestras, oficinas e competições, que envolveram todo o ecossistema de pesquisa e inovação do IFPB. Também, à convite da organização do evento, o grupo de percussão do campus composto pelos estudantes dos cursos técnicos de música, liderados pelo Prof. Fidja Gomes, se apresentou na sessão cultural do evento do dia 23.
Foram 05 trabalhos do campus apresentados na mostra de iniciação científica e tecnológica, em que 09 estudantes pesquisadores compartilharam conhecimentos em formato de banner digital. Desses trabalhos, 04 foram orientados pelos Prof. José Maxsuel e 01 pelo Prof. Rafael Venâncio. A relação de estudantes autores: Samara Alves, Dacyelle Batista, Aíla Oliveira, Ana Lívia Raposo, Ana Willyane Araújo, Hellen Bezerra, Josélia Silva, Alisson Silva e Wesley Oliveira.
“O SIMPIF é um evento importante para que o IFPB possa conhecer o que produz em pesquisa e inovação, integrando e valorizando os seus grupos de pesquisa. Eles realizam trabalhos desde a iniciação científica até a pós-graduação. Também é uma oportunidade de capacitação e de diálogo com pesquisadores mais experientes das diversas áreas do conhecimento, visando compartilhamento de metodologias, oportunidades, parcerias e fomento, visando impulsionar a qualidade da produção científica e tecnológica em nossa rede”, destacou o Prof. Giuseppe Lima, professor, coordenador de pesquisa e inovação do campus.
Entre os dias 23 e 24 de novembro, também ocorreu no evento a Maratona de Ideias – Ideathon, em que 05 estudantes do CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Monteiro puderam exercitar o processo de empatizar com uma demanda real de uma agricultora familiar, recebendo mentoria para ideação e prototipação de uma solução como produto ou serviço, apresentando-a no formato de pitch. Entre os estudantes desse grupo, Anderson Vieira, Clebson Barbosa, Danilo Caboclo, Ellen Silva e Keilla Bezerra. “Nosso esforço de ideação envolveu a busca em tornar mais acessível, em custo e uso, para pessoas da agricultura familiar, o acesso a algumas ferramentas que as permitissem acompanhar a qualidade do solo mais continuamente, utilizando sensores via aplicativo de software e, eventualmente, inteligência artificial”, registrou Danilo. “O Ideathon foi uma experiência incrível, passei a conhecer mais formas de expressar melhor soluções, vivenciando processos de ideação colaborativos, o que exigiu bastante sintonia em equipe. Foram 02 dias muito intensos, de muitas ideias e transformar e escolher uma para conceber um produto foi um grande desafio”, frisou a estudante Ellen Silva. Por fim, o estudante Anderson destacou o interesse do grupo em amadurecer o conceito da solução: “Gostamos bastante do que idealizamos, mas sabemos que deve ocorrer o desenvolvimento tecnológico da solução e o amadurecimento de seu modelo de negócios. Pretendemos buscar recursos em editais de fomento internos do IFPB, como o Q-Inova, inclusive a possibilidade de iniciarmos uma startup”.