Damião estreia, Fla perde do Sport e adia chance de liderar
Com um gol marcado por Edmílson, o Sport interrompeu a sequência vitoriosa do Flamengo ao derrotar a equipe carioca por 1 a 0, em partida disputada na tarde deste sábado, na Arena Pernambuco. O resultado fez o time pernambucano chegar aos 26 pontos ganhos e subir para a nona colocação. O Flamengo perdeu a chance de alcançar a liderança, ultrapassando Corinthians, Palmeiras e Atlético-MG, e ocupa a quarta posição com 34 pontos.
saiba mais
O resultado fez justiça ao melhor desempenho da equipe comandada por Oswaldo de Oliveira, que conseguiu abrir vantagem e soube administrar o resultado. O Flamengo fez um primeiro tempo muito ruim, melhorou no segundo, mas não conseguiu criar situações para chegar, pelo menos, ao empate. O atacante Leandro Damião fez a sua estreia, entrando no segundo tempo, mas mostrou desentrosamento com o resto da equipe carioca.
O jogo – Os dois times começaram a partida em ritmo lento e só aos cinco minutos é que aconteceu o primeiro momento de perigo quando o zagueiro Matheus Ferraz arriscou , de fora de área, e encobriu o travessão defendido por Alex Muralha. Logo depois, o lateral Rodney Wallace bateu para boa defesa de Wallace. Aos seis minutos, o Sport perdeu o meia Diego Souza que voltou a sentir um problema muscular e pediu substituição. O atacante Edmilson entrou em seu lugar, para frustração da torcida pernambucana. Com a saída de Diego, Oswaldo de Oliveira modificou o esquema do Leão que passou a atuar com Rogério e Edmilson no ataque.
O Flamengo chegou pela primeira vez aos dez minutos. Marcelo Ciritno bateu fraco, mas o goleiro Magrão se complicou e quase deixou a bola passar. O lance animou a equipe carioca que voltou a ameaçar aos 12 minutos quando Paolo Guerrero fez ótima jogada pela direita e cruzou para a entrada de Willian Arão, mas o volante não conseguiu completar o lançamento.
A partida seguiu equilibrada com as duas equipes se alternando na posse de bola, mas encontrando dificuldades para penetrar nas defesas que levavam vantagem sobre os ataques.
Aos 24 minutos, o Sport marcou o primeiro gol. Rogério driblou Márcio Araújo e Réver com facilidade e fez a assistência perfeita para Edmilson que só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes. Depois de sofrer o gol, o Flamengo tentou adiantar sua equipe para buscar o empate, mas encontrava dificuldades para superar o bloqueio defensivo do time pernambucano.
Aos 34 minutos, Rafael Vaz bateu falta na intermediária, mas a bola não passou pela barreira. Dois minutos, o Sport quase ampliou. Everton Felipe fez uma grande jogada e bateu cruzado, mas a bola saiu com grande perigo para o gol de Alex Muralha. O Flamengo teve uma boa chance aos 38 minutos em dois chutes seguidos de Mancuello. O primeiro bateu na zaga e o segundo encobriu o travessão de Magrão.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com uma formação mais agressiva. O meia Alan Patrick entrou no lugar do volante Márcio Araújo, que teve uma atuação muito irregular na etapa inicial. O Flamengo chegou pela primeira vez aos quatro minutos em investida do lateral Chiquinho pela esquerda. O cruzamento fechado foi desviado pela defesa pernambucana. O time dirigido por Oswaldo de Oliveira respondeu com uma arrancada de Gabriel Xavier, que chutou com muito perigo para o gol defendido por Alex Muralha.
O técnico Zé Ricardo voltou a modificar a equipe do Flamengo colocando o meia Adryan na vaga de Chiquinho. Everton foi deslocado para a lateral esquerda. O time carioca se mostrava mais agressivo, mas não conseguia criar situações de perigo. Aos 18 minutos, Mancuello tentou lançar para o zagueiro Réver que se projetou ao ataque, mas Magrão salvou de soco.
O Sport decidiu se projetar ao ataque e, aos 21 minutos, Rogério arrancou pela direita e cruzou para Edmilson, que bateu firme para grande defesa de Aex Muralha. Dois minutos depois, Rogério tabelou com Rithely e bateu prensado, facilitando a defesa de Muralha.
Aos 28 minutos, Zé Ricardo decidiu promover a estreia de Leandro Damião. O atacante entrou no lugar de Marcelo Cirino, que saiu muito vaiado pela torcida do Flamengo. Enquanto isso, Oswaldo de Oliveira reforçou a defesa do time da Ilha do Retiro com a entrada do volante Rodrigo Mancha no lugar do meia Gabriel Xavier. Aos 35 minutos, Adryan entrou forte sobre Rogério, que ficou caído no gramado. O time do Flamengo não colocou a bola para fora e depois que a jogada foi interrompida, jogadores das duas equipes discutiram muito. Desde o Campeonato Brasileiro do ano passado os dois clubes vivem se desentendendo por causa do fair play.
No desespero, o Flamengo passou a levantar bolas na área do Sport para tentar encontrar Leandro Damião e Paolo Guerrero, mas a defesa do Sport se mostrava muito atenta. Aos 45 minutos, Guerrero conseguiu ganhar pelo alto e cabeceou na direção de Leandro Damião, mas Magrão saiu com precisão e conseguiu fazer a defesa.
FICHA TÉCNICA
SPORT-PE 1 x 0 FLAMENGO-RJ
Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Data: 13 de agosto de 2016 (Sábado)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Rodolpho Toski Marques (PR)
Assistentes: Ivan Carlos Bohn (PR) e Luciano Roggenbaum (PR)
Cartão Amarelo: Rodney Wallace, Ronaldo Alves (Spo); Everton, Willian Arão, Paolo Guerrero (Fla)
Gols: SPORT: Edmilson, aos 24 minutos do primeiro tempo
SPORT: Magrão, Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Rodney Wallace; Paulo Roberto, Rithely, Everton Felipe (Apodi), Diego Souza (Edmilson) e Gabriel Xavier (Rodrigo Mancha); Rogério
Técnico: Oswaldo de Oliveira
FLAMENGO: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Chiquinho (Adryan); Márcio Araújo (Alan Patrick), Willian Arão, Mancuello e Everton; Marcelo Cirino (Leandro Damião) e Paolo Guerrero
Técnico: Zé Ricardo