Surto de dengue: Campanha contra o Aedes Aegyptis é realizada em Monteiro
A Secretaria de Saúde do município de Monteiro, através do Departamento de Vigilância em Saúde iniciou uma arrojada campanha para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegyptis, principal transmissor do vírus da dengue, chikungunya e do zika.
Para o sucesso da campanha será necessária e, de suma importância, a conscientização e participação da população, eliminando focos como recipientes que possam acumular água, acondicionar bem o lixo doméstico, por areia nos vasos das plantas, manter caixas d’água fechadas, usar telas protetoras em portas e janelas, entres outras ações que estão sendo orientadas pela equipe da Secretaria de Saúde.
Com o objetivo de intensificar as ações, a Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Infraestrutura está elaborando um calendário especial de coleta de lixo, especialmente nos bairros periféricos da cidade, sem, no entanto deixar de atender as ruas e avenida da área central. Outra ação que deve surtir efeitos positivos é a distribuição do peixe Gup, que se torna um grande aliado no combate as larvas do mosquito.
Um dos fatores que influenciou o aumento nos casos de dengue, da chikungunya e do zika no município foi à falta do larvicida, que é usado no combate ao mosquito, uma vez que a Secretaria de Saúde do Estado tem enviado pouca quantidade, prejudicando as ações que estão sendo realizadas no município.
A passagem do carro fumacê em algumas ruas da cidade também já está sendo feito, mas, deve ser administrado com cuidado, pois, o mesmo poderá trazer ouros problemas de saúde para a população. “O uso do carro fumacê só deve acontecer em casos extremos, pois, poderemos trazer outros problemas à nossa saúde”, adverte a secretária de Saúde de Monteiro, Anna Lorena.