A cidade de Serra Branca, localizada no Cariri Ocidental Paraibano, vem sendo assaltada constantemente por quadrilhas especializadas. O Banco do Brasil, que foi instalado no município ainda na década de 80, sofreu nos últimos 17 anos cerca de 10 assaltos e explosões, praticamente uma por ano.
No atual momento e na verdade há quase dois anos, a população serra-branquense não tem acesso aos serviços do banco, pois, a instituição foi explodida duas vezes de 2015 para cá e sequer foi reaberta desde a primeira ação criminosa.
Recentemente, foi a agência dos Correios e o caixa eletrônico do Bradesco que foram explodidos na madrugada, e a cidade está sem nenhuma instituição financeira em atividade, penalizando duramente o comércio e a economia local.
Com isso, empresários do município junto a lideranças capitaneadas pela AMCAP se reuniram na manhã desta sexta-feira (18), em João Pessoa, com o Secretário de Segurança do Estado, Cláudio Lima, para cobrar investimentos na área da segurança, e consequentemente, combater as ações criminosas no município.
A reunião contou com a participação do presidente da AMCAP e prefeito de Gurjão, Ronaldo Queiroz, os prefeitos Souzinha, de Serra Branca e Jefferson Roberto, de São José dos Cordeiros, o vereador serra-branquense Guilherme Gaudêncio, Ênio Gonçalves, que representou o prefeito de São João do Cariri, Cosme Gonçalves, o comerciante Edilmo Lima, entre outras lideranças.
Na audiência, todos foram unânimes em cobrar a construção de um plano de segurança voltado à realidade do município, com participação efetiva do Estado, da Prefeitura e da sociedade civil. O Secretário de comprometeu com as demandas levadas e prometeu engajamento na questão.
De acordo com as lideranças políticas e comerciantes, a reunião foi positiva e o Estado se comprometeu em oferecer estratégias para melhorar a segurança na Cidade. Para isto, será celebrada uma parceria com as prefeituras dos municípios que são polarizadas para Serra Branca.
Paraíba Mix