Mangueira é campeã do carnaval 2016 com homenagem a Bethânia
Emocionada com a vitória da Mangueira no Carnaval do Rio deste ano, Maria Bethânia se disse lisonjeada e agradecida pela escola tê-la homenageado.
Bethânia classificou o enredo como “delicado, fino e elegante”. Ela ressaltou que a força do tema, contudo, era justamente Oyá, orixá de quem é devota –“sou filha dela”, disse.
“É muito grande para mim”, disse ela à *Folha*, em breve entrevista por telefone.
“Você imagina, eles me colocaram como a menina dos olhos de Oyá. Ou seja, o orixá que é a grande força, que é o homenageado e que merece tudo isso. É lindo ganhar, ver, depois de tantos anos a Mangueira ser campeã com um enredo delicado, fino, elegante, de um orixá de muita nobreza. E a filha dela aqui, pequena, vitoriosa graças a Deus”, disse.
Considerada um dois maiores ícones da música popular brasileira, Bethânia afirmou que desfilar foi uma emoção muito diferente da que usualmente experimenta nos palcos. A festa popular do Carnaval a contagiou, contou.
Segundo ela, enquanto o palco é um local de público restrito, de muita palavra e ideias, a avenida é a festa das comunidades, alçadas ali como donas do mundo. Para ela, “aquilo lá é lavado, nu, desmascarado e bonito demais”.
“[A avenida] É completamente diferente de tudo, de cena, de palco. É uma outra história, que é uma festa popular, das pessoas de suas comunidades, festejando, brincando, sem nenhum receio, donos do mundo. Isso que é a grande beleza para mim”.
- Compartilhar
X