Basquete Unifacisa vence São Paulo, conquista a Liga Ouro 2019 e vai jogar NBB
A equipe de basquete da Unifacisa venceu o São Paulo por 80 x 78, em partida realizada na noite desta sexta-feira (31), e consagrou-se campeã da Liga Ouro 2019. O jogo aconteceu no Ginásio do Morumbi, em São Paulo.
Com o resultado, o time de Campina Grande conquistou o inédito título da competição e, de quebra, garantiu o acesso ao Novo Basquete Brasil (NBB), campeonato no qual irá disputar pela primeira vez.
Treinador da histórica campanha do Basquete Unifacisa, Eduardo Schafer falou sobre a conquista e ressaltou o projeto da equipe idealizado para a competição.
“Sensação de dever cumprido, nós merecemos esse título por todo o trabalho que foi realizado desde o ano passado. Foi um trabalho árduo, difícil, mas colhemos os frutos nessa noite. O Nordeste, a Paraíba e Campina Grande merecem esse título. Só nós sabemos como foi duro, uma competição extremamente equilibrada. E fechar aqui no Morumbi, com chave de ouro, nos deixa muito felizes. O basquete da Paraíba merece estar onde está”, disse o técnico.
A quinta e decisiva partida foi marcada pelo equilíbrio, assim como os outros quatro duelos da série de finais. Porém, contando com grandes atuações do ala-armador Okorie (cestinha do jogo com 23 pontos e 24 de eficiência) e do ala-pivô Pezão, eleito MVP das finais e autor de mais um duplo-duplo na partida desta sexta-feira (14 pontos e 11 rebotes). O armador Barnes, com 21 pontos anotados, também foi um dos destaques do Basquete Unifacisa na partida.
“Era o que todos queriam e almejavam, é muito importante levar esse título para Campina Grande. Agora é pensar no NBB e comemorar. A conquista do MVP se deve à minha equipe, que me apoiou a cada momento, sempre me ajudando. Em um certo ponto da competição, tivemos que nos unir ainda mais e dar a volta por cima. E o título vem para coroar tudo isso”, comemorou Pezão.
Primeiro Quarto
Abrindo boa vantagem nos primeiros minutos de jogo, com seis pontos de Barnes e bolas de três convertidas por Audrei e Okorie, o Basquete Unifacisa teve bom início e manteve-se à frente em grande parte do primeiro quarto. O time paraibano contou também com excelente participação de Reggie, com cinco rebotes no período. Porém, os donos da casa, que conseguiram converter metade dos arremessos na parcial, viraram a partida e fecharam o primeiro quarto em 19×16.
Segundo Quarto
Em seu melhor período da partida, o Basquete Unifacisa conseguiu a virada logo no início do segundo quarto, chegando a manter vantagem de oito pontos com o cronômetro marcando cinco minutos para o fim. Destaque para o ala-armador Okorie, que converteu duas bolas de três e anotou oito pontos no segundo quarto, ajudando o Basquete Unifacisa a garantir a excelente marca de 61% de conversão de arremessos e fechar o primeiro tempo vencendo por 44×39.
Terceiro Quarto
Na volta do intervalo, o São Paulo buscou a todo momento as faltas no garrafão, com infiltrações em velocidade. Mas, jogando de forma inteligente, o Basquete Unifacisa se manteve ligado na partida e fechou o terceiro período com vitória por 61×58. Com duas bolas de três convertidas, o armador Barnes teve grande participação na parcial, assim como Okorie, autor de cinco pontos no terceiro quarto.
Último Quarto
Com a ligeira vantagem de três pontos e sob pressão da torcida adversária, o Basquete Unifacisa disparou no último quarto e chegou a abrir 11 pontos restando pouco menos de cinco minutos para o fim de jogo. Mas o São Paulo iniciou uma reação e encostou no placar, diminuindo a diferença para apenas um ponto, com 17 segundos para o final da partida. Mas com lances livres convertidos por Okorie e Reggie, o Basquete Unifacisa conseguiu segurar a vantagem até o apito final, garantindo a vitória por 80×78 e confirmando o título inédito da Liga Ouro.