Paraíba
Mais de 800 alunos da Rede Municipal participam das provas do SAEB em Monteiro
Alunos da Rede Municipal de Ensino terminam provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Engajados durante todo um ano, professores e gestores escolares se prepararam para esta que é a maior avaliação do ensino Fundamental do país.
Nas semanas que antecederam a avaliação, as equipes da secretaria de Educação Municipal preparou e realizou diversos aulões e com alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. Cerca de 450 alunos do 5º ano e 375 do 9º participaram e puderam descontrair, relaxar e revisar o conteúdo proposto para a prova.
Os aulões tiveram como foco principal a revisão dos conteúdos de português e matemática, uma vez que o objetivo do SAEB é aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática.
A meta, conforme elenca Ana Lima, foi a revisão de conteúdos trabalhados desde o início do ano letivo, através de uma forma diferente que incentivou os alunos a estudarem, dedicarem-se e sentirem-se entusiasmados para a avaliação.
Nos dias das provas, em cada escola foi preparada uma recepção. “Fizemos tudo com todo carinho para nossos alunos e a certeza de que fizeram uma ótima prova. Para esta avaliação houve muita dedicação e muito estudo. Parabenizamos a agradecemos a todos os envolvidos”, comentou Ana Lima, secretária da pasta.
“Sendo assim, consideramos que nossos objetivos foram alcançados. Estudamos, refletimos, analisamos. Os alunos tomaram para si a mensagem de que são capazes de tudo se estudarem e se dedicarem, visto que estão todos bastante preocupados com essa avaliação externa. Todos devem acreditar no seu potencial e dar o seu melhor a cada dia. Dessa forma, aguardamos a Prova SAEB e os posteriores resultados”, conclui Ana Lima.
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é composto por um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de alguns fatores que possam interferir no desempenho do estudante, fornecendo um indicativo sobre a qualidade do ensino ofertado.